4 temperos que blindam o cérebro contra o Alzheimer; provavelmente você tem todos na cozinha
Alimentação pode ser forte aliada na proteção do cérebro; Saiba quais temperos incluir em sua dieta.
Sabia que provavelmente você tem, em seu armário da cozinha, aliados da saúde do seu cérebro? Estamos falando de temperos bem comuns nas casas dos brasileiros que podem auxiliar na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças, como o Alzheimer.
O fato é que temperos e ervas aromáticas são objetos de estudo há muito tempo. Afinal, não é de hoje que a sociedade conhece as poderosas propriedades antioxidantes e também anti-inflamatórias desses produtos naturais.
Protegendo o seu cérebro do Alzheimer
A sua alimentação é aliada da sua saúde e alguns temperos comuns podem auxiliar o seu corpo, protegendo-o contra doenças. Conheça quatro temperos que protegem o seu cérebro contra o Alzheimer.
Gengibre
Além de trazer benefícios para o sistema digestivo, o gengibre também é um poderoso aliado da saúde de seu cérebro. Isso porque ele é rico em compostos ativos, como o gingerol e o zingerone, que protegem o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação. E são justamente esses dois processos que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de doenças.
Cúrcuma
Tempero poderoso e rico em nutrientes, a cúrcuma tem como componente principal a curcumina, que possui propriedades neuroprotetoras, atuando na proteção do cérebro. A cúrcuma se junta ao gengibre ao atuar também como antioxidante, neutralizando radicais livres e protegendo células cerebrais contra danos.
Nesse sentido, estudos epidemiológicos sugerem que as populações que consomem regularmente cúrcuma atingem taxas mais baixas de doenças neurodegenerativas, como é o caso do Alzheimer. É claro que são necessários mais estudos para entender a dimensão dos efeitos da cúrcuma na prevenção e tratamento do Alzheimer. Mas, de toda forma, os resultados preliminares apontam que o consumo regular é excelente para a saúde do cérebro.
Assim, ter a presença da cúrcuma em sua alimentação ou suplementos é uma estratégia para se prevenir doenças neurodegenerativas.
Canela
Rica em antioxidantes, que inibem o acúmulo de proteínas no cérebro associadas às doenças de Alzheimer e Parkinson, a especiaria é aliada do aprendizado e da formação da memória. Isso acontece porque a canela auxilia os neurônios na criação de novas conexões. Além disso, seu alto teor de antioxidantes protege o cérebro dos efeitos adversos do estresse.
Pimenta-preta
Utilizada em todo o mundo, a pimenta-preta é excelente para a saúde do cérebro. Isso porque seu principal componente medicinal, a piperina, é rica em antioxidantes que protegem as células cerebrais saudáveis contra danos. Além disso, a pimenta-preta melhora a função cognitiva e a memória, ativando vias químicas no cérebro.
Sobre o Alzheimer
Trata-se de uma doença neurodegenerativa progressiva e sem cura. Ela afeta principalmente os idosos, mas pode se manifestar, de forma rara, em idades mais jovens.
A doença ocorre a partir de uma combinação complexa de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Esses três pilares geram, ao longo do tempo, alterações no cérebro.
A doença apresenta sintomas como a perda de memória recente, problemas para finalizar tarefas fáceis, mudanças de humor e de personalidade, problemas de comunicação, bem como confusão sobre locais, pessoas e eventos e também alterações visuais.