Lista de exercícios de números inteiros – 7º ano
Veja uma lista de exercícios resolvidos sobre números inteiros para o 7º ano. Aprenda mais sobre vários aspectos desses números!
Os números inteiros são todos os números naturais (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, …) com os números negativos (…, -6, -5, -4, -3, -2, -1).
Veja uma representação dos números inteiros na reta numérica:
Para entender sobre as particularidades desse conjunto numérico, confira uma lista de exercícios de números inteiros para o 7º ano do ensino fundamental.
Disponibilizamos o gabarito de todas as questões!
Lista de exercícios de números inteiros – 7º ano
Exercício 1. Utilizando números inteiros, represente as seguintes situações:
a) 10 andares acima do térreo.
b) uma temperatura de 6 °C abaixo do zero.
c) um desconto de 50 reais no preço de um produto.
d) um aumento de 30 reais no preço de um produto.
e) um saldo negativo de 10 gols.
Exercício 2. Qual a distância de:
a) 0 a +8
b) + 7 a 0
c) 0 a -10
d) -5 a 0
e) -3 a +3
f) -5 a +2
g) +4 a +10
h) -10 a -4
Exercício 3. Considere os seguintes números inteiros:
+ 18, -35, -24, +79, -16, +45, +12, -101, +99
Entre eles, identifique:
a) o menor número inteiro positivo.
b) o maior número inteiro negativo.
c) o menor número inteiro.
d) o maior número inteiro.
Exercício 4. Calcule as seguintes operações:
a) + 10 + 0
b) -15 + 0
c) 0 – 8
d) + 20 – 15
e) + 20 – 25
f) – 40 – 12
g) + 30 – 90
Exercício 5. Calcule as seguintes operações:
a) (+5) . (-2) =
b) (-3) . (+4) =
c) (-8) . (-9) =
d) (+10) . (-7) =
e) (+15) : (-3) =
f) (-100) : (-25) =
g) (-45) : (+9) =
Gabarito
Respostas do exercício 1
a) +10.
b) -5.
c) -50
d) +30
e) -10
Respostas do exercício 2
A distância é sempre um número positivo, corresponde ao número de unidades de um número para outro. Uma dica é usar a reta numérica para visualizar a distância com mais facilidade.
a) 8
b) 7
c) 10
d) 5
e) 6
f) 7
g) 6
h) 6
Respostas do exercício 3
a) +12
b) -16
c) -101
d) +99
Respostas do exercício 4
Se os dois números forem positivos ou os dois números forem negativos, somamos e conservamos o sinal dos números.
Se um dos números for positivo e o outro negativo, subtraímos (maior – menor) e conservamos o sinal do maior número.
a) + 10 + 0 = +10
b) – 15 + 0 = -15
c) 0 – 8 = -8
d) + 20 – 15 = +5
e) + 20 – 25 = -5
f) – 40 – 12 = -52
g) + 30 – 90 = -60
Respostas do exercício 5
Se os dois números forem positivos ou os dois números forem negativos, multiplicamos (ou dividimos) e o resultado tem sinal de mais.
Se um dos números for positivo e o outro for negativo, multiplicamos (ou dividimos) e o resultado tem sinal de menos.
a) (+5) . (-2) = -10
b) (-3) . (+4) = -12
c) (-8) . (-9) = +72
d) (+10) . (-7) = – 70
e) (+15) : (-3) = -5
f) (-100) : (-25) = +4
g) (-45) : (+9) = -5
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