Um lápis, dois… Afinal, qual o plural da palavra “lápis”?
Se você já se perguntou qual é o plural da palavra "lápis", saiba que não está só. Essa dúvida é muito comum e a explicação é mais simples do que você imagina.
Algumas palavras teimam em confundir nossa mente! Quer um bom exemplo? A palavra “lápis” é uma delas, confundindo muitas pessoas que tentam encontrar o plural dela. Mas, afinal, você sabe qual é? Se está em busca dessa resposta, chegou ao lugar certo e vai aprender tudo o que precisa para se comunicar com mais confiança.
A palavra permanece invariável no plural. Isso quer dizer que o humilde lápis, com seu corpo de madeira, guarda esse segredo: seu plural é “lápis”. Sim, você leu certo! Independentemente da quantidade, seja um lápis para desenhar, escrever ou até mesmo vários deles, a grafia permanece a mesma. Assim como acontece com “óculos”, “pires” e “atlas”.
Quando se trata de pluralizar essas palavras, muita gente fica procurando novas formas de dizê-las. Mas, assim como “lápis”, a palavra “óculos” também é invariável, ou seja, permanece na mesma forma tanto no singular quanto no plural.
Seja para ler, dirigir ou proteger os olhos do sol, “óculos” é sempre plural, mesmo que você esteja usando apenas um! O mesmo vale para “atlas”, a coletânea de mapas, que também é invariável.
Exemplos de plural com palavras invariáveis: aprenda agora
Lápis: “Comprei um lápis para desenhar.” / “Tenho vários lápis coloridos na minha mesa.”
Óculos: “Esqueci meus óculos em casa.” / “Ela usa óculos de grau desde criança.”
Pires: “Sirva o café nos pires.” / “Os pires da vovó são decorados com flores.”
Atlas: “Consulte o atlas para encontrar o caminho.” / “Estudamos os países do mundo no atlas.”
Agora que você conhece um pouco mais sobre as regras, continue sempre a estudar e a melhorar o seu entendimento sobre a língua portuguesa.
Afinal de contas, isso é essencial para ajudá-lo a se comunicar com mais clareza e precisão. Continue aprendendo e aprimorando seu português, e lembre-se de ter um bom hábito de leitura para seguir em evolução.