Estas palavras perderam o hífen, mas muita gente erra até hoje
Algumas palavras perderam o hífen com o Acordo Ortográfico, gerando muita confusão e dúvidas no ar. Pensando nisso, veja alguns exemplos para se atualizar.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, implementado em 2016, trouxe diversas mudanças, incluindo algumas que afetaram o uso do hífen. Várias palavras compostas perderam esse sinal e, com isso, deixaram muita confusão no ar, principalmente para os mais desavisados sobre a atualização.
Mas, afinal, por que essa mudança foi feita? Veja alguns motivos que contribuíram para essa decisão. Um dos fatores foi a simplificação da escrita, que tornou a língua portuguesa mais acessível e fácil de aprender. A eliminação do hífen em casos específicos reduziu a quantidade de regras e exceções que as pessoas precisavam memorizar.
Com a eliminação do hífen em algumas palavras, a escrita se tornou mais uniforme, seguindo um padrão mais regular. Isso facilita a leitura e a compreensão dos textos, além de diminuir as dúvidas sobre a grafia correta.
Em alguns casos, a retirada do hífen se baseou na etimologia das palavras, ou seja, na sua origem. Por exemplo, em “autoestrada”, o hífen foi eliminado porque a palavra deriva do italiano “autostrada”, que já não o utiliza.
Em outros, a mudança se baseou na pronúncia, dispensando o hífen quando não havia diferença de som entre as partes da palavra, como em “contrarregra”.
Confira mais exemplos de palavras que perderam o hífen:
- autoestrada (antes: auto-estrada);
- anteontem (antes: ante-ontem);
- contrarregra (antes: contra-regra);
- Cosseno (antes: co-seno);
- Fim de semana (antes: fim-de-semana)
- infraestrutura (antes: infra-estrutura);
- hipermercado (antes: hiper-mercado);
- microcomputador (antes: micro-computador)
- socioeconomicamente (antes: socio-economicamente)
Mas atenção, é importante lembrar que nem todas as palavras compostas perderam o hífen. Em alguns casos, ele ainda é necessário, como em “bem-estar”, “ex-aluno” e “alto-falante”. Em caso de dúvidas, consulte o dicionário ou as regras do Acordo Ortográfico para não se atrapalhar no uso de algumas delas.
Assim, com leitura e prática, você pode melhorar bastante a sua comunicação e demonstrar mais domínio do nosso idioma, com todas as suas regras e exigências.