Se você tem um destes 20 sobrenomes, sua origem é o Império Romano
Saiba quais são as famílias que tiveram origem no Império Romano; Veja se seu sobrenome está na lista.
Além de um legado histórico, político e cultural, não se pode ignorar que o Império Romano deixou um longo histórico de sobrenomes tradicionais que perduraram no tempo e estão presentes até hoje por todo o mundo. Os nomes romanos são divididos em três partes: o praenomen, o nomen e o cognomem.
O primeiro trata-se do nome pessoal, ou seja, é equivalente ao nosso nome de batismo. Já o nomen é o sobrenome da família, assim como o nosso sobrenome. Por fim, o cognomen é um apelido ou mesmo título adicional.
É claro que, a partir da queda do Império Romano Ocidental, o uso desses sobrenomes diminuiu, retornando ao costume germânico de identificar as pessoas apenas pelo primeiro nome. Assim, essa reintrodução dos sobrenomes na Itália surgiu apenas no final da Idade Média, tornando-se um marco da história que carrega tantas tradições.
Isso porque os sobrenomes romanos, na maioria das vezes, traziam indicações da origem geográfica ou mesmo características pessoais. É o caso, por exemplo, de “Dos Anjos”, que derivou de “angelum”, enquanto “Dos Santos” veio de “sanctus” ou mesmo de “Proietti”, que, por significar abandonado, provavelmente surgiu para alguém órfão ou marginalizado pela sociedade.
Conheça os 20 sobrenomes mais comuns em Roma e que faziam parte do Império Romano:
- Rossi;
- Mancini;
- Ricci;
- Russo;
- Luca;
- Conti;
- Bianchi;
- De Angelis;
- Proietti;
- Romano;
- Mariani;
- Valentini;
- De Santis;
- Rosa;
- Immobiliare;
- Marini;
- Moretti;
- Esposito;
- Bruno;
- Marchetti.
Tais sobrenomes são um reflexo da diversidade e história das famílias que faziam parte da sociedade romana. Mesmo depois de tantos anos, ainda é fácil encontrá-los por todo o planeta, em muitas pessoas que não têm sequer noção da origem de suas assinaturas.
Portanto, se você tem um desses sobrenomes, é uma boa oportunidade de realizar uma pesquisa completa! Assim, você irá conhecer um pouco mais sobre o seu histórico familiar ao percorrer suas origens a partir dos fatos históricos (pessoais ou públicos) que envolveram a sua árvore genealógica.
Os sobrenomes romanos nos ajudam a entender como a sociedade funcionava e como as pessoas se identificavam naqueles tempos.