A pergunta que não quer calar: qual é o plural de ônibus? Não erre mais
O plural de algumas palavras é mais difícil do que você imagina. Veja como você deve falar e escrever a palavra "ônibus" quando se referir a mais de um veículo.
A dúvida sobre o plural de “ônibus” é frequente, e a resposta pode surpreender muita gente que até então não sabia qual a maneira correta de pronunciar ou escrever a palavra. Se você também está com dúvidas, aprenda do jeito certo e mostre que você entende de língua portuguesa e arrasa no plural.
O plural de algumas palavras é mesmo complexo, ainda mais quando ele não existe. Isso mesmo! Algumas vezes, o plural de uma palavra continua da mesma forma que no singular. E um bom exemplo é a palavra “ônibus”. O plural não existe!
Isso acontece porque “ônibus” é um substantivo uniforme, o que significa que se mantém invariável em gênero e número. Ou seja, tanto no singular quanto no plural, a forma da palavra é a mesma: “ônibus”.
Mas por que isso acontece? A explicação está na origem da palavra. “Ônibus” vem do latim “omnibus”, que significa “para todos”. No português, essa palavra foi adaptada e se tornou um substantivo uniforme, sem distinção de gênero ou número.
Então, como nos referimos a vários ônibus? Simplesmente usando o artigo definido “os” antes da palavra: “Os ônibus estavam lotados de passageiros”. Essa construção indica que estamos falando de um conjunto de “ônibus”, sem precisar alterar a forma da palavra individual.
Exemplos de como usar “ônibus” no plural:
- Os ônibus da empresa pública são mais baratos que os particulares.
- Vimos vários ônibus estacionados na rua principal.
- Espero que o próximo ônibus chegue logo.
- Preciso pegar o ônibus das 18h para ir ao trabalho.
- Comprei meu bilhete de ônibus online.
Outras palavras que também passam pela mesma situação são:
- lápis
- atlas
- óculos
- jeans.
Então, lembre-se sempre de que “ônibus” é um substantivo uniforme, ou seja, não muda em gênero e número. Agora que você já desvendou esse mistério, nunca mais terá dúvidas!