Ações simples que você pode fazer sem quebrar o isolamento social
Em tempos de isolamento social, confira 4 sugestões para se cuidar sem sair de casa.
A quarentena poderia ser o momento ideal para finalmente descansar. Afinal, ninguém pode se aglomerar nas ruas ou, pelo menos, essa é a regra.
No entanto, é importante manter-se ativo em casa, longe do risco de contrair o novo coronavírus. Parece difícil, mas existem ações simples que você pode fazer sem quebrar o isolamento social.
1. Hora de aprender
É necessário estar sempre bem informado. Então, nada melhor do que aproveitar a quarentena para ouvir outras vozes.
Existe muita informação sobre diferentes problemas enfrentados pela sociedade em diversos formatos. Documentários, livros, podcasts, artigos científicos e até mesmo vídeos no YouTube. É só escolher um tema e começar a se educar.
2. Trabalho de formiguinha
Em vez de fazer grandes publicações para seus amigos nas redes sociais, procure conversas íntimas sobre as pautas sociais. Mande mensagem para aquele colega que nunca entende o contexto político e tire um tempo para explicar.
Parece um trabalho insignificante, mas é bem mais eficiente do que acumular curtidas e comentários de ódio no mundo virtual. Priorize ser didático, use exemplos que se relacionem com a pessoa e pronto, espere ela refletir sobre tudo.
3. Apoio a distância
O isolamento intensificou alguns problemas frequentes na sociedade, como o desemprego. Então, procure saber como você pode agir para ajudar situações assim sem sair de casa.
Indo além das doações financeiras, também existe a possibilidade de disponibilizar seu tempo. Diversas organizações adaptaram suas atividades e procuram voluntários para atuar a distância.
4. E a saúde mental?
São tempos estressantes, em especial, para quem é engajado politicamente. A crise do coronavírus parece não melhorar e o governo não colabora para que isso aconteça, o que abala muito a sanidade mental.
Ficar mal com tudo isso é normal, porém não deixe que a situação tire seu sono. Pratique atividades físicas em casa, aprenda a meditar e procure terapia, porque os próximos capítulos da política brasileira não vão ser fáceis.
É possível ser politicamente ativo na quarentena. Então, fique em casa e não se exponha ao coronavírus sem necessidade, inclusive se a emergência for uma manifestação.
Leia ainda: Atividades educativas sobre o Coronavírus