Ações simples que você pode fazer sem quebrar o isolamento social

Em tempos de isolamento social, confira 4 sugestões para se cuidar sem sair de casa.

0

A quarentena poderia ser o momento ideal para finalmente descansar. Afinal, ninguém pode se aglomerar nas ruas ou, pelo menos, essa é a regra.

No entanto, é importante manter-se ativo em casa, longe do risco de contrair o novo coronavírus. Parece difícil, mas existem ações simples que você pode fazer sem quebrar o isolamento social.

1. Hora de aprender

É necessário estar sempre bem informado. Então, nada melhor do que aproveitar a quarentena para ouvir outras vozes.

Existe muita informação sobre diferentes problemas enfrentados pela sociedade em diversos formatos. Documentários, livros, podcasts, artigos científicos e até mesmo vídeos no YouTube. É só escolher um tema e começar a se educar.

2. Trabalho de formiguinha

Em vez de fazer grandes publicações para seus amigos nas redes sociais, procure conversas íntimas sobre as pautas sociais. Mande mensagem para aquele colega que nunca entende o contexto político e tire um tempo para explicar.

Parece um trabalho insignificante, mas é bem mais eficiente do que acumular curtidas e comentários de ódio no mundo virtual. Priorize ser didático, use exemplos que se relacionem com a pessoa e pronto, espere ela refletir sobre tudo.

3. Apoio a distância

O isolamento intensificou alguns problemas frequentes na sociedade, como o desemprego. Então, procure saber como você pode agir para ajudar situações assim sem sair de casa.

Indo além das doações financeiras, também existe a possibilidade de disponibilizar seu tempo. Diversas organizações adaptaram suas atividades e procuram voluntários para atuar a distância.

4. E a saúde mental?

São tempos estressantes, em especial, para quem é engajado politicamente. A crise do coronavírus parece não melhorar e o governo não colabora para que isso aconteça, o que abala muito a sanidade mental.

Ficar mal com tudo isso é normal, porém não deixe que a situação tire seu sono. Pratique atividades físicas em casa, aprenda a meditar e procure terapia, porque os próximos capítulos da política brasileira não vão ser fáceis.

É possível ser politicamente ativo na quarentena. Então, fique em casa e não se exponha ao coronavírus sem necessidade, inclusive se a emergência for uma manifestação.

Leia ainda: Atividades educativas sobre o Coronavírus

você pode gostar também
Deixe um comentário