Alfabeto completo

A função do alfabeto é representar sons de forma escrita, o que possibilita a escrita de palavras.

0

O alfabeto é conjunto de letras que podem ser usadas para escrever as palavras. Basicamente, a função do alfabeto é representar sons de forma escrita. Existem vários alfabetos diferentes ao redor do mundo, como o grego e o cirílico. Na Língua Portuguesa, o alfabeto adotado é o latino, muito utilizado em todo o mundo.

De acordo com o Acordo Ortográfico de 1990, implantado definitivamente no Brasil em 2015, o alfabeto português é composto por 26 letras. Dessas, 19 são consoantes e 6 são vogais, além de uma letra que pode ser vogal e consoante. Além disso,  as letras podem ser escritas na forma minúscula ou maiúscula.

Alfabeto minúsculo

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

Alfabeto maiúsculo

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Vogais

a e i o u y w

Consoantes

b c d f g h j k l m n p q r s t v w x z

Pronúncia das letras do alfabeto

As letras do alfabeto português são lidas da seguinte forma:

Letra Pronúncia
A á
B
C
D
E é
F éfe
G
H agá
I i
J jóta
K
L éle
M ême
N êne
O é
P
Q quê
R érre
S ésse
T
U u
V
W dáblio
X xis
Y ípsilon
Z

 

Letras K, W e Y

As letras K, W e Y não faziam parte do alfabeto por serem de origem estrangeira. Elas passaram a fazer parte do alfabeto português apenas com o Acordo Ortográfico de 1990. Contudo, essas letras podem ser usadas apenas em casos específicos, como:

  • Nomes próprios e pessoas estrangeiras e seus derivados (exemplo: Darwin e darwinismo);
  • Nomes próprios de lugares estrangeiros e seus derivados (exemplo: Kuwait e kuwaitiano);
  • Siglas, símbolos, unidades de medida e unidades monetárias (exemplo: km e kg);
  • Palavras estrangeiras de uso frequente (exemplo: download, show e kit).

Outro detalhe sobre o uso dessas letras é quanto a classificação. O K é uma consoante que representa o som [k], enquanto o Y é uma vogal que retrata o som [i]. Por fim, o W pode ser uma consoante quando corresponde o som de [v] e uma vogal quanto representa o som de [u].

E o Ç?

O Ç (cê-cedilha) é uma junção da letra C a um sinal diacrítico, a cedilha. Assim, o Ç é uma letra e, por isso, não aparece no alfabeto.

Os sinais diacríticos são sinais gráficos adicionados a uma letra para mudar o seu som. Outros exemplos de sinais diacríticos são o til (~), o acento agudo (´) e o acento circunflexo (^).

Alfabeto completo para imprimir

Uma das fases mais importantes da vida escolar é a alfabetização, já que é o período em que a criança aprende a ler e escrever. Para tornar esse momento mais interessante e divertido para os pequenos, atividades educativas sobre as letras são essenciais.

Portanto, confira abaixo as atividades do alfabeto completo para imprimir de maneira gratuita. Através das atividades, é possível ensinar a forma maiúscula, minúscula e cursiva das letras, além de despertar a criatividade por meio da pintura ou colagem nas formas das letras.

você pode gostar também