Atenas

Atenas foi umas das principais pólis gregas.

Atenas foi uma das cidades-Estado mais importantes da Grécia Antiga. Por não ter um solo fértil, favorável ao plantio, os atenienses se destacaram no comércio e na atividade portuária.

Fixada ao sul da Grécia, na região da Ática, sua localização cercada por montanhas, a protegeu das invasões dóricas e da dominação do povo indo-europeu.

Os povos responsáveis pela formação dessa pólis foram os aqueus, eólios e jônios. A Ática era uma região composta por comunidades gentílicas. A unificação dessas comunidades desencadeou na cidade de Atenas.

História

Indícios apontam que há presença humana na região de Atenas desde 5000 a.C., ou seja, desde o período Neolítico.

Já em 1500 a.C., acredita-se que Atenas já era uma pequena comunidade. Nessa época, a civilização Micênica habitava a região.

Alguns vestígios históricos apontam que durante esse período, é provável que os micênicos tenham construído um palácio e algumas fortificações.

O declínio micênico contribuiu para a decadência da comunidade que habitava a região. Deduz-se que grupos misteriosos atacaram essa civilização, causando intensa destruição.

A partir do século X a.C., Atenas voltou a crescer, assim como as atividades comerciais. Por volta de VIII e VII a.C., as primeiras instituições administrativas foram construídas.

Política

Os eupátridas detinham a riqueza e controlavam a política ateniense. Sendo assim, Atenas era uma cidade oligárquica.

Contudo, havia um intenso descontentamento por parte dos camponeses empobrecidos que perdiam suas terras e estavam sendo escravizados para pagar suas dívidas.

Esse fato gerou revoltas sociais que tempos depois influenciariam no surgimento da democracia. Drácon foi o primeiro governante a promover reformas em Atenas.

Posteriormente surgiu Sólon, que propôs novas reformas que embasariam a democracia ateniense. Ele dividiu os cidadãos em quatro tribos que eram compostas de acordo com a renda do indivíduo.

Além disso, ele criou a Eclésia, uma assembleia popular que reunia os cidadãos dessas tribos para tomar decisões políticas e o Bulé, um conselho composto por 400 cidadãos que proporiam as leis que seriam discutidas na Eclésia.

Os governos de Drácon e Sólon não conseguiram controlar as tensões que fragilizavam a relação da aristocracia com as camadas populares.

Após esses governos, Atenas contou com líderes tirânicos que só acabaram com a escolha de Clístenes para o comando da pólis.

Foi durante seu governo que a democracia ateniense foi de fato criada. As quatro tribos foram substituídas por 10, a Bulé passou a ser composta por 500 membros e todos os atenienses tinham o direito de se reunir na Eclésia.

É importante destacar que a cidadania ateniense era limitada apenas aos filhos de pais atenienses. Mesmo assim, o governo de Clístenes foi de suma importância para o avanço da política não só de Atenas, mas do Ocidente.

Cultura

  • Desenvolvimento artístico e intelectual;
  • Avanço da filosofia;
  • Construção de templos para os deuses;
  • Precursora da estética;
  • Construção de esculturas.

Deuses gregos

Vejamos os nomes de alguns dos deuses gregos:

Curiosidades

  • Atenas era um importante centro cultural e intelectual;
  • Mesmo após sua dominação, Atenas continuou sendo referência nas artes e na educação;
  • Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo.

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário