Burguesia

A burguesia surgiu na transição da Idade Média para a Idade Moderna.

A palavra burguesia remonta à transição da Idade Média para a Idade Moderna, no contexto da expansão das cidades. Burguesas eram as pessoas mais abastadas, como os comerciantes e banqueiros.

A burguesia foi responsável por grandes transformações sociais que só ocorreram após revoluções lideradas por ela, como a Revolução Inglesa (século XVII), Revolução Francesa (século XVIII) e Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX).

Somente a partir do século XIX, ela é definida como uma classe social.

Significado do termo burguesia

O termo burguesia vem de burgo, nome dado às cidades medievais que eram, em sua maioria, habitadas por burgueses.

Surgimento da burguesia

O surgimento da burguesia ocorreu no contexto de enfraquecimento do feudalismo e da Igreja Católica e  início do absolutismo e capitalismo.

Com isso a burguesia surgiu na transição da Idade Média para a Idade Moderna, que se desenvolveu em um contexto repleto de novos valores.

A expansão ultramarina dos séculos XV ao XVIII, intensificou a expansão comercial ao viabilizar a comercialização de produtos entre os continentes.

As relações comerciais se fortalecem a partir da importância que as feiras começam a exercer no cotidiano das cidades. Surge, então, o Renascimento Comercial e Urbano.

A formação das cidades foi o principal elemento para o surgimento da burguesia que com o passar do tempo, ganhou espaço na sociedade europeia.

Esse período foi marcado pelo Renascimento Cultural e Científico que tinha como objetivo deslegitimar todo o conhecimento produzido durante a Idade Média.

As revoluções (Inglesa, Francesa e Industrial) destacam a figura dos burgueses que passam a comandar a política e a economia do mundo ocidental.

No século XIX, a burguesia assume o papel mais importante do sistema capitalista, ela passa a ser a dona dos meios de produção.

Burguesia mercantil

A burguesia mercantil surge no contexto de desenvolvimento do capitalismo comercial, primeira fase do capitalismo.

Burguesia industrial

A burguesia industrial foi a classe social responsável pela Revolução Industrial, pois foi a financiadora da industrialização britânica, responsável por importantes avanços tecnológicos.

Como o seu principal objetivo era acumular capital, a burguesia impulsionou o desenvolvimento industrial e influenciou todas as áreas da sociedade.

Burguesia e proletariado

De acordo com Friedrich Engels e Karl Marx, a sociedade é composta por duas classes sociais, a burguesia (dona dos meios de produção) e o proletariado (trabalhador assalariado).

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário