Conheça Francesco Redi

Médico que revolucionou a ciência com a explicação da origem dos seres vivos

Biografia

Natural de Arezzo, na Itália, Francesco Redi (18 de fevereiro de 1626 – 1 de março de 1697), Francesco Redi foi médico, cientista, acadêmico e poeta. Durante seu crescimento, recebeu educação jesuíta em Florença e foi diplomado em medicina e filosofia pela Universidade de Piza (1647).

No início de sua carreira, sucedeu o posto de seu pai como médico da corte do Grão-Duque de Toscana Ferdinando II. No ano seguinte se tornou membro da Academia della Crusca e nomeado o administrador da Academia del Cimento, fraternidade de cientistas que sustentavam a tradição de Galileu.

Depois de publicar seu trabalho mais influente “Experiências na geração de Insetos”, em 1668, rapidamente ganhou fama de um dos biólogos mais respeitados em todo o continente europeu.

Fonte: Wikipédia – Francesco Redi

Teoria da Abiogênese x Experimentos

No mesmo ano da publicação de seu estudo mais conceituado, começou a testar a hipótese da geração espontânea. Nesse experimento, colocou em dois recipientes abertos alguns pedaços pequenos de carne, e cobriu um dos frascos com uma camada de gaze.

Redi percebeu que, instantes após colocar os pedaços de carne, várias moscas passaram a rondar ambos os potes. Entretanto, só conseguiam pousar dentro dos frascos abertos.

Dias depois, notou que, nos frascos em que as moscas estiveram em contato com a carne surgiram larvas. Assim, foi possível concluir que essas larvas surgiram a partir de ovos botados pelas moscas; uma nova fonte de vida.

A partir desse experimento, Redi passou a questionar a teoria da geração espontânea (ou abiogênese) e foi um dos primeiros cientistas a realmente explicarem a origem dos seres vivos, provando que a vida não surgia do do nada ou em qualquer circunstância. Em suma, a partir desse estudo, postulou-se que uma vida só se origina de outra vida.

Experimento de Francisco Redi

Outras contribuições de Redi foram seus estudos sobre as víboras e seu veneno e sobre animais parasitas, o qual rendeu um livro. Além disso, em 1685 publicou um livro de poesias intitulado ‘Bacco in Toscana’.

Veja também:  Teoria abiogênese: o que foi?

você pode gostar também
Deixe um comentário