Vírus

Você sabia que os vírus são os únicos seres vivos que não estão classificados em nenhum Reino?

Você sabia que os vírus são os únicos seres vivos que não estão classificados em nenhum Reino?

Muitos cientistas discordam até mesmo deles serem chamados de seres vivos já que eles são estruturalmente tão pequenos e simples que nem célula tem, o corpo deles é composto por material genético envolto por uma cápsula.

Como não possuem células, eles também não tem metabolismo o que impede sua reprodução, é por isso que os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Eles só conseguem se reproduzir através da célula de outro organismo vivo.

Estrutura do vírus

A estrutura do vírus é material genético que pode ser DNA ou RNA envolto por uma cápsula de proteína chamada de capsídio, podendo ter também um envelope ao redor da cápsula. O formato do vírus é definido pelo formato do capsídio.

Vírus - estrutura
Vírus – estrutura

Reprodução dos vírus

Como parasitas obrigatórios, os vírus precisam de uma célula com metabolismo para se reproduzirem, ou seja, eles são dependentes da participação da célula de um ser vivo que pode ser uma bactéria, um animal ou uma planta.

Os vírus possuem especificidade para o hospedeiro, ou seja, cada um têm a célula parasita ideal para que ocorra a associação. Depois de encontrar a célula ideal, o vírus injeta seu material genético através da perfuração da membrana da célula.

A partir dai p o ciclo pode ocorrer de duas maneiras:

  • Ciclo Lítico: depois de injetarem o material genético na bactéria formam dezenas de novos vírus que rompem a célula parasitada e são capazes de infectar novas células, recomeçando o ciclo.
  • Ciclo Lisogênico: o material genético do vírus se incorpora com o da célula, passando a ser replicado juntamente com a célula. O novo vírus pode se separar e destruir a célula a qualquer momento, por isso o nome lisogênico.
Reprodução dos Vírus
Reprodução dos Vírus

 

Doenças virais

Os vírus são bastante temidos por causar doenças agressivas aos seres humanos, entre elas podemos citar: gripe, AIDS, catapora, dengue, febre amarela, raiva, hepatite, sarampo e viroses em geral.

A maioria dessas doenças devem ser prevenidas com vacinas, bons hábitos de higiene e alimentação pois não tem um medicamento para trata-las, somente para amenizar sintomas como dor, febre e coriza.

Vírus e bactérias são a mesma coisa?

Não! As bactérias são indivíduos do Reino Monera, unicelulares com metabolismo e reprodução próprias. Já os vírus não possuem Reino e são parasitas obrigatórios para se reproduzirem. Os vírus inclusive podem parasitar as bactérias, formando os bacteriófagos.

Veja também:

você pode gostar também
Mostrar comentários (1)