Cinco bebidas típicas que são a cara do Chile

O Chile possui particularidades quando se fala em comidas, principalmente por ser um país litorâneo. Da mesma forma, com as bebidas. Confira agora cinco bebidas típicas do Chile.

A República do Chile é um país da América do Sul. O território faz fronteira com Peru, Bolívia, Argentina, Oceano Pacífico e Oceano Atlântico. Além do Equador, é o único país que não faz fronteira com o Brasil. Sua área total é de 756.950 km² e o principal idioma, espanhol.

Quando se fala em gastronomia, o país se destaca por sua alimentação composta principalmente por frutos do mar. Isso devido ao território ser praticamente todo litorâneo. Seus pratos mais tradicionais são: curanto, humitas, torta de milho, torta de batatas, feijão, alfajores, entre outras delícias.

O iogurte, assim como a cerveja, foram introduzidos através de imigrantes alemães. Quando se fala em bebidas, o Chile possui um cardápio bem diverso. Por exemplo, terremoto, pisco sour, suco de framboesa, entre outros.

Confira agora cinco bebidas típicas do Chile essenciais para quem visita o país.

Bebidas típicas do Chile

Terremoto

Essa é uma das bebidas mais populares do Chile. Principalmente na capital, Santiago. O líquido é composto por vinho de barril (não necessariamente de alta qualidade), sorvete de abacaxi e granadinas.

Apesar de ser encontrado com facilidade durante o ano todo, sua procura é maior no mês de setembro, nas Festas Pátrias.

Terremoto bebida do Chile
Terremoto

Mote con huesillos

Mote con Huesillos é conhecida como algo genuinamente chileno. Tanto que até se tornou uma expressão. Para indicar que algo realmente é chileno, é dito: “Más chileno que el mote con huesillos”. Huesillo se refere ao pêssego desidratado que é utilizado na bebida.

Outros ingredientes presentes no líquido são: chá feito com grãos de trigo cozidos, pêssegos desidratados e aroma de canela. Na hora de servir, deve ser colocada uma colher gelada, que tem o objetivo de pegar o trigo e o pêssego no fundo do copo.

Mote con Huesillo bebida do Chile
Mote con Huesillo

Pisco sour

Essa é considerada uma das mais autênticas bebidas chilenas. Apesar de também ser encontrada no Peru, no Chile existe um ingrediente a mais que faz toda a diferença no paladar, o ovo.

Lembrando que não é bom exagerar no Pisco sour, pois a bebida contém um teor alcoólico de 43%.

Pisco Sour
Pisco Sour

Chicha

A chicha geralmente é consumida nas Festas Pátrias. Ela é composta pela fermentação da uva, de uma forma bem doce, suave e espumante. É muito fácil encontrar a bebida em supermercados. Mas, durante as Festas Pátrias, no mês de setembro, é vendida na região de Curacaví (normalmente, a favorita dos chilenos).

Chicha bebida do Chile
Chicha bebida do Chile

Cola de mono

Essa é uma bebida que possui muitas versões. Mas, é muito raro não conter os seguintes ingredientes: aguardente, leite, açúcar, café e cravo. Ela pode ser feita com ou sem álcool.

Normalmente, é fácil de ser encontrada durante o natal. Tanto que no final do ano é vendida por toda parte, incluindo supermercados. Mas, no decorrer do ano, a bebida não é encontrada com facilidade. Uma opção, é procurar em restaurantes mais tradicionais.

Cola de Mono
Cola de Mono

Conheça mais bebidas típicas do chile acessando: 11 Bebidas Típicas do Chile Para Você Provar Durante Sua Viagem!

você pode gostar também
Deixe um comentário