O que é Continente

Os continentes são grandes extensões de terra cercadas pelos oceanos. Descubra quais são os seis continentes, qual é o maior continente e mais curiosidades.

Durante as aulas de geografia, sempre é falado em continentes. Tradicionalmente, são considerados cinco continentes no planeta: África, América, Ásia, Europa e Oceania. Atualmente, a divisão mais popular é a de seis continentes, que inclui a Antártida.

No entanto, existem outras divisões que consideram a Europa e a Ásia um só continente ou que dividem a América em Norte e Sul. Além disso, também existe o modelo geológico, que considera seis continentes em uma divisão feita de acordo com as placas tectônicas.

O que é continente

Continente é um grande espaço de terra cercado por água. Como cerca de 75% da superfície terrestre é coberta por oceanos, é fácil de notar o aparecimento de grandes territórios, que são difíceis de serem considerados ilhas. Então, os geógrafos definiram essas grandes porções de terra como continentes.

A palavra “continente” deriva das palavras em latim continens entis, que significam “contínuo, ininterrupto”. Assim, na geografia, são classificados como continente qualquer faixa de terra contínua maior que a Groenlândia. Dessa forma, existem dois tipos de continentes:

  1. Físicos: faixas de terra grandes e ininterruptas, logo os continentes nessa classificação são a América, Austrália, Antártida e Eufrásia (junção da Europa, Ásia e África);
  2. Políticos: conjunto de países de uma certa região que tem certa similaridade cultural e política entre si, podendo incluir arquipélagos e ilhas. Dessa forma, os continentes são a África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

Geralmente, a divisão política é a mais utilizada. Por vezes, também incluem dessa divisão a separação do continente americano em América do Norte e América do Sul.

Qual é o maior continente do mundo

Considerando a divisão política dos continentes, o maior continente do mundo é a Ásia, com quase 44 milhões de km², ocupando mais de 29% da superfície não ocupada por água.

A Ásia também é o continente com maior população do planeta, com quase 4 bilhões de habitantes. Além disso, alguns dos maiores países do mundo em território ficam na Ásia, como a Índia, a China e a maior parte da Rússia.

Mapa político da Ásia, maior continente do planeta.

Depois das Ásia, os maiores continentes, por ordem de tamanho territorial, são a América, a África, a Antártida, a Europa e a Oceania.

Qual é o continente do Brasil

O Brasil fica localizado na América, mais especificamente na América do Sul. Entre os países do continente americano, o Brasil é o terceiro maior em área, sendo o maior da América do Sul. Além disso, duas das maiores regiões metropolitanas da América são no Brasil, sendo as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Mapa político da América, continente em que o Brasil está localizado

Outra divisão feita frequentemente no continente americano é a cultural, que separa os Estados Unidos e o Canadá da região da América Latina. Essa região engloba os países que foram colonizados majoritariamente por portugueses e espanhóis e que falam línguas românicas (espanhol, português e francês). Portanto, a América Latina agrupa o México, a América Central e a América do Sul, logo, o Brasil também.

Curiosidades

  • Os cientistas acreditam que, entre 136 milhões e 65 milhões de anos atrás, existia um único continente, chamado de Pangeia;
  • Assim, a divisão desse supercontinente foi o que deu origem aos continentes atuais e às placas tectônicas;
  • A Antártida é considerada o maior deserto do mundo, já que o continente possui quase 14 milhões de km² ocupados somente por gelo;
  • A única massa de terra maior que a Groenlândia na Oceania é ocupada totalmente pela Austrália, o restante do continente é formado por ilhas do Oceano Pacífico;
  • O menor país do mundo fica na Europa: o Vaticano;
  • O ponto mais alto e o mais baixo do planeta ficam na Ásia: o monte Everest (8.840 metros acima do nível do mar) e o Mar Morto (395 metros abaixo do nível do mar).
você pode gostar também
Deixe um comentário