Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado todo dia 1° de maio em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorada em diversos países no dia 1° de maio, dia em que os trabalhadores ganham um recesso do trabalho.

Além disso, são organizados vários eventos que misturam opções de lazer e comícios para discutir melhorias para os trabalhadores.

Como surgiu o Dia do Trabalho?

Durante a Revolução Industrial, a industrialização se alastrou pela Europa e depois para outros continentes.

A principal consequência da Revolução Industrial foi a formação das cidades, que provocou uma expressiva concentração de pessoas que viram nas indústrias uma nova forma de trabalho.

Com isso, formou-se uma classe operária que muito raramente tinha suas necessidades atendidas pela burguesia industrial.

Excessivas jornadas de trabalho, péssimas condições de trabalho e baixos salários caracterizavam a vida do trabalhador industrial.

Daí o surgimento dos movimentos de trabalhadores e dos sindicatos, apoiados pelos ideais tendenciosamente de esquerda,  como o comunismo e o anarquismo.

A greve era a única forma encontrada pelos trabalhadores de expressar sua insatisfação com a realidade imposta pelas fábricas. Por isso, ela se tornou um instrumento de pressão.

Junto à ela, as manifestações de cunho violento também ocorriam.

Por que o dia 1° de maio é o Dia do Trabalho?

O dia 1° de maio é o Dia do Trabalho, pois foi nesse dia que ocorreu uma greve geral na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886.

Tal greve sofreu uma forte repressão policial que impulsionou mais manifestações no decorrer dos dias, até que no dia 4 de maio uma bomba explodiu em uma manifestação na mesma cidade.

Tal feito matou sete pessoas e causou o ferimento de dezenas. Entre elas, manifestantes e policiais. Como resposta, os policiais atiraram contra os manifestantes, o que provocou mais mortes.

Com isso, o 1° de maio tornou-se o símbolo da luta por direitos trabalhistas por ter sido o dia que desencadeou uma onda de eventos em prol dos trabalhadores.

O Dia do Trabalho é feriado?

O ano de 1917 foi marcado por uma das maiores greves gerais já registradas na história do Brasil. O palco foi a cidade de São Paulo.

Os trabalhadores exigiam melhores condições de trabalho, aumento salarial e o fim da “doação” de parte de seus salários para o Comitê Italiano Pró-Pátria de São Paulo, que direcionava o dinheiro para a Itália, participante da Primeira Guerra Mundial.

Tal pagamento era feito pelos trabalhadores, pois grande parte dos donos das fábricas eram italianos e queriam contribuir para o bom desempenho de seu país na guerra. Para isso, sacrificavam parte dos salários dos operários.

As leis trabalhistas criadas na década de 1920 foram promulgadas a partir das demandas feitas nas greves de 1917.

Com isso, em 1924, o então presidente do Brasil, Artur Bernardes, determinou que o dia 1° de maio seria o Dia do Trabalho no Brasil. Dessa maneira, desde 1924, o dia 1° de maio é feriado nacional.

Saiba mais em: Atividades para o Dia do Trabalhador; 1º de Maio

você pode gostar também
Deixe um comentário