Em qual hemisfério o Brasil está localizado?

Com dimensões comparadas à continentes, o país faz parte de três hemisférios diferentes.

Em qual hemisfério o Brasil está localizado? O território brasileiro se localiza no Hemisfério Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich. A Linha do Equador corta o extremo norte do país, por isso, ele possui mais dois hemisférios: O Hemisfério Norte, com apenas 7% e o Hemisfério Sul, ocupando 93% da área total.

O Brasil se encontra na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O país integra a América do Sul, dessa forma, dos 12 países que compõem o continente, o Brasil faz divisa com 10 deles. Os únicos que ficam foram dessa lista são Chile e Equador.

O Brasil  é quinto maior do mundo em território, com 8.514.876 de quilômetros quadrados. Por isso, é considerado um país com dimensões continentais.

Ele fica atrás apenas da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Sua extensão territorial o faz ser um pouco menor do que todo o continente europeu.

As dimensões do país faz com que ele comporte quatro fusos horários diferentes. Além disso, as características físicas do território propiciam uma extensa variedade de vegetação, relevo e clima.

É importante salientar que o Brasil não possui uma vasta área com regiões inóspitas, isto é, áreas onde o povoamento é difícil ou impossível de ocorrer.

Percebe-se, então,  o quanto o Brasil é um território diversificado não somente pela extensão de sua área mas pelo conteúdo que a compõe.

A grande disponibilidade de territórios ocupáveis e de recursos naturais, faz com que o país seja um local de extrema importância natural e social.

você pode gostar também
Deixe um comentário