Embriologia – Desenvolvimento embrionário

A embriologia estuda o desenvolvimento do embrião desde a fecundação até o nascimento!

A embriologia é uma ciência que estuda as fases do desenvolvimento embrionário de seres vivos que ocorre depois da  união de dois gametas para formar o zigoto, ou seja, a fecundação.

A embriologia relaciona diversas áreas da biologia como a citologia, a histologia, a genética, a zoologia, a botânica e etc.

  • Embriologia humana:  desenvolvimento de embriões humanos.
  • Embriologia comparada: desenvolvimento embrionário de muitas espécies de animais.
  • Embriologia vegetal: desenvolvimento embrionário para formação de novas plantas.

Fecundação – Formação do zigoto

A fecundação humana ocorre através do ato sexual quando os gametas masculinos, chamados de espermatozoides, são colocados no interior do corpo feminino e encontram o gameta feminino, que está na fase de ovócito secundário.

A fecundação ocorre no momento da fusão de dois gametas haploides que dão origem a uma célula diploide chamada de zigoto ou célula-ovo que irá se desenvolver no novo indivíduo.

Embriologia - Fecundação humana
Embriologia – Fecundação humana

Clivagens do zigoto

Segmentação

A segmentação do zigoto é a etapa em que acontecem as primeiras clivagens, ou seja, as primeiras divisões que darão origem  ao  embrião pluricelular.

A segmentação ocorre quando o zigoto está em fase de blastocisto e ainda não se fixou na parede do útero. Essa etapa demora, aproximadamente, uma semana para se completar.

Gastrulação

Durante a gastrulação o embrião aumenta muito em número de células e também em volume.  Aqui também são formados os folhetos embrionários: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.

Organogênese

A organogênese é a formação de os órgãos através da organização de tecidos, juntos os órgãos  formam os sistemas do corpo humano. A organogênese começa a acontecer na terceira semana de desenvolvimento embrionário.

Os órgãos do sistema nervoso são os primeiros a surgirem durante a embriologia, eles são provenientes do folheto embrionário ectoderma e coordenam a formação de todos os outros sistemas.

A formação de todos os órgãos humanos demora 9 meses para ocorrer, ou seja, somente 9 meses após a fecundação o feto está pronto para nascer.

Embriologia - Organogênese humana
Embriologia – Organogênese humana

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário