Exercícios Egito Antigo

Confira os exercícios sobre o Egito Antigo que selecionamos para você!

O Egito Antigo foi o local em que diversas civilizações se desenvolveram durante a Antiguidade. Grande parte de seu território se concentra na região nordeste da África.

Sabendo disso, a equipe do Ler e Aprender selecionou alguns exercícios sobre o Egito Antigo para você resolver!

Exercícios Egito Antigo

1- A população do Egito Antigo era dividida em clãs que eram chamados nomos, pequenos estados administrados pelos:

a) senhores feudais
b) servos
c) eupátridas
d) nomarcas

2- A disputa entre os clãs do Egito Antigo resultou na criação de dois reinos:

a) Egito Antigo e Egito Novo.
b) Alto Egito e Baixo Egito.
c) Egito do Norte e Egito do Sul.
d) Reino do Egito Antigo e Reino do Egito.

3- Quem foi o primeiro faraó do Egito Antigo?

a) Menés.
b) Hamurabi.
c) Babilon.
d) Menessés.

4- Como surgiu o Império Egípcio?

a) O Império Egípcio surgiu por volta do ano 3100 a.C., quando o líder do Baixo Egito unificou os dois reinos.
b) O Império Egípcio surgiu por volta do ano 3100 a.C., quando o líder do Egito Antigo unificou os dois reinos.
c) O Império Egípcio surgiu por volta do ano 3100 a.C., quando o líder do Alto Egito unificou os dois reinos.
d) O Império Egípcio surgiu por volta do ano 3100 a.C., quando o líder do Egito Novo unificou os dois reinos.

5- A história política do Egito é dividida em três fases. Quais são elas?

a) Antigo Império, Médio Império e Atual Império.
b) Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
c) Alto Império, Médio Império e Baixo Império.
d) Império Mênfis, Império Menés e Império Babilon.

6- Como era a religião no Egito Antigo?

a) Politeísta
b) Monoteísta
c) Cristianismo
d) Islamismo

7-(UEPA/2014) – Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:

a) por serem provenientes do meio social dos felás, camponeses livres, que investiam na formação educacional de seus filhos mais inclinados ao serviço público.
b) pelo domínio dos escribas dos segredos da escrita demótica e dos hieróglifos, do cálculo e, por conseguinte, da organização das atividades da administração pública.
c) pela dependência direta de faraós e altos funcionários reais relativa aos conhecimentos dos escribas, que formavam uma corporação intelectual dotada de poder político.
d) pelo domínio exclusivo dos escribas do idioma escrito, da matemática, da agrimensura e dos processos administrativos em geral.
e) pelas possibilidades de ascensão social dos escribas que, em função do sucesso de suas carreiras, poderiam ocupar posições no alto escalão da administração pública.

8-(UFT TO/2014) – A construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática e na Arte.

O processo de construção das pirâmides caracteriza-se pela:

a) despreocupação em edificar um templo duradouro.
b) arquitetura dissociada de funções de ordem funerária.
c) grandiosidade em suas dimensões e em uma estrutura sólida.
d) aplicação de diversos materiais como a madeira e o estanho.
e) utilização de tijolos de argila na edificação de suas paredes internas.

9-(UECE) – Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

10-(UFPE) – Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as idéias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.

Gabarito

1-D
2-B
3-A
4-C
5-B

6-A
7-B
8-C
9-A
10-C

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