Exercícios sobre o Primeiro Reinado

Confira os exercícios sobre o Primeiro Reinado que selecionamos para você!

Sabemos que o Primeiro Reinado foi um período da história do Brasil que se estendeu de 1822 a 1831 e marcou a história do país por ser a única monarquia da América Latina.

Considerado inovador por ter transformado uma colônia em monarquia, o Primeiro Reinado se caracterizou pela intensa pressão das Cortes Portuguesas.

Sendo assim, responda os exercícios sobre o Primeiro Reinado que selecionamos para você!

Exercícios sobre o Primeiro Reinado


1- O Primeiro Reinado foi a fase da história do Brasil em que o país foi governado por:

a) Dom Pedro II
b) Dom João I
c) Dom Pedro I
d) Dom João VI.

2- Qual foi o fato histórico que marcou o início do Primeiro Reinado?

a) Independência do Brasil.
b) Proclamação da República.
c) Abdicação de Dom Pedro I.
d) Morte de Dom João VI.

3- Durante o Primeiro Reinado foi criada a Assembleia Constituinte, com o objetivo de elaborar um novo texto constitucional para o país que foi chamado de:

a) Constituição de 1891
b) Constituição de 1824
c) Constituição de 1988
d) Constituição de 1967

4- Na Constituição elaborada durante o Primeiro Reinado, foram instituído quatro poderes:

a) Legislativo, executivo, judiciário e imperador.
b) Legislativo, executivo, judiciário e colaborador.
c) Legislativo, executivo, judiciário e julgador.
d) Legislativo, executivo, judiciário e moderador.

5- Marque a alternativa que contenha as principais características da Constituição outorgada durante o Primeiro Reinado.

a) Catolicismo se torna a religião oficial; Implementação dos quatro poderes; Rio de Janeiro se torna capital do Império; Manutenção da escravidão; Elementos absolutistas e liberais.
b) Protestantismo se torna a religião oficial; Implementação dos quatro poderes; Rio de Janeiro se torna capital do Império; Manutenção da escravidão; Elementos absolutistas e liberais.
c) Catolicismo se torna a religião oficial; Implementação dos quatro poderes; Rio de Janeiro se torna capital do Império; Abolição da escravidão; Elementos absolutistas e liberais.
d) Catolicismo se torna a religião oficial; Implementação de três poderes; Rio de Janeiro se torna capital do Império; Manutenção da escravidão; Elementos absolutistas e liberais.

6- No dia 15 de março de 1831, ocorreu um episódio que ficou conhecido como a ________________________________. Uma noite marcada pela revolta dos brasileiros que, vendo os portugueses receberem Dom Pedro I com uma festa, se revoltaram e jogaram pedras e garrafas nos apoiadores do imperador.

a) Noite das Garrafas.
b) Noite dos Ataques.
c) Noite da Revolta.
d) Noite das Garrafadas.

7-(UFES) “Confederação do Equador: Manifesto Revolucionário:

Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (… ).”

(Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924).

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a:

a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de 1824 e sua substituição pelo Poder Moderador.
b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses.
c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.
d) liberalização do sistema de mão de obra nas disposições constitucionais, por pressão do grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção de açúcar.
e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

8- Quais foram as principais características do Primeiro Reinado?

a) Governo centralizado; Sistema escravocrata; Manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; Abdicação de Dom Pedro II.
b) Governo centralizado; Sistema escravocrata; Manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; Abdicação de Dom Pedro I.
c) Governo centralizado; Sistema escravocrata; Manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Paraguai; Guerra da Cisplatina; Abdicação de Dom Pedro I.
d) Governo centralizado; Abolição da escravidão; Manutenção de privilégios aos mais ricos; Confederação do Equador; Guerra da Cisplatina; Abdicação de Dom Pedro I.

9- (UNIFOR/CE) Termos da abdicação de Dom Pedro I:

Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho o Sr. Pedro de Alcântara. Boa Vista – 7 de abril de 1831, décimo de Independência e do Império – D. Pedro I. Antonio Mendes Jr. Et al. Brasil-História, Texto e Consulta. Império. São Paulo: Brasiliense, 1977. p. 200.

Os fatos que conduziram à abdicação foram:

a) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, incorporação da Guiana Francesa e outorga da Constituição;
b) favorecimento aos comerciantes brasileiros em detrimento dos portugueses, dívida externa elevada com a Guerra da Cisplatina e falência do Banco do Brasil;
c) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, perda da Província Cisplatina e falência do Banco do Brasil;
d) perda da província Cisplatina, dissolução da Assembleia Constituinte e punição exemplar aos pistoleiros que executaram o jornalista Líbero Badaró;
e) controle das finanças nacionais, respeito aos constituintes que elaboraram a primeira constituição e favorecimento aos comerciantes brasileiros.

10- (FUVEST) – O sistema eleitoral adotado no Império Brasileiro estabelecia o voto censitário. Esta afirmação significa que:

a) o sufrágio era indireto no que se referia às eleições gerais
b) para ser eleitor era necessário possuir uma determinada renda anual
c) as eleições eram efetuadas em dois turnos sucessivos
d) o voto não era extensivo aos analfabetos e às mulheres
e) por ocasião das eleições, realizava-se o recenseamento geral da população.

Gabarito

 

1-C

2-A

3-B

4-D

5-A

6-D

7-C

8-B

9-C

10-B

 

Clique aqui para baixar em PDF!

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário