Para a geografia, o que é paisagem?

Natural, modificada e organizada, conheça as definições e as diferenças entre os tipos de paisagens

Muitos termos estão presentes no dia-a-dia e acabam sendo usados de maneira, até mesmo, involuntária. Dessa forma, diversas vezes o significado de algumas palavras acabam se perdendo.

Um exemplo é paisagem.  Em que você pensa quando lê essa palavra? Popularmente, esse termo remete àquilo que é belo. “Nossa, que paisagem!”

Isso não está completamente errado. No entanto,  para a Geografia a definição de paisagem vai um pouco além disso. A ciência geográfica é dividida em algumas categorias. São elas: paisagem, lugar, região, espaço e território.

Desse modo,  a Geografia define paisagem como tudo que pode ser percebido através dos sentidos. Visão, tato, olfato e audição. Portanto, o que o ser humano consegue sentir, é paisagem.

Apesar disso, é importante ressaltar que a Geografia prioriza a visão na hora de estudar, para que consiga fazer uma análise mais profunda sobre os lugares.

Isso é importante para que as transformações no espaço geográfico possam ser observadas. Já que as paisagens estão sempre se modificando.

Sendo assim, as paisagens são classificadas em três grupos:

Paisagem natural

Aquela a qual não foi submetida à ação do homem.

Exemplo de paisagem natural
Exemplo de paisagem natural

Paisagem modificada

Resultado de ações humanas, como derrubar árvores. Muitas vezes, não é nem necessário que a pessoa esteja realizando atividades ligadas à agricultura ou outras que sejam mais agressivas. Há mudanças visíveis, mesmo com movimentos menores.

Um exemplo, são deslocamentos constantes vindo de caçadores. Os principais responsáveis pelas paisagens modificadas.

Exemplo de paisagem modificada
Exemplo de paisagem modificada

Paisagem organizadas

São aquelas paisagens que o ser humano transforma de forma consciente. As cidades são o maior exemplo desse tipo de paisagem, que também podem ser chamada paisagem cultural.

Todas essas definições são necessárias por uma questão de estudos, porém é importante salientar que cada pessoa enxerga as paisagens de forma subjetiva.

Exemplo de paisagem cultural
Exemplo de paisagem cultural ou organizada
você pode gostar também
Deixe um comentário