Idade Moderna

A Idade Moderna foi um período histórico marcado por intensas transformações sociais, políticas e econômicas.

O que foi a Idade Moderna? Foi um período histórico que vigorou entre os séculos XV e XVIII. Caracterizada por intensas transformações nos modos de pensar e agir, a Idade Moderna provocou mudanças na forma de compreender a sociedade e o mundo.

Foi marcada pelo início do capitalismo e pelo fortalecimento das monarquias europeias que expandiram seu poder para o resto do mundo.

Resumo

A Idade Moderna é a fase histórica que se encontra entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Alguns historiadores se referem a esse período como Antigo Regime, devido aos aspectos políticos e mercantilismo, pré-capitalismo e capitalismo comercial, devido as suas características econômicas.

Como a transição da Idade Média para a Idade Moderna ocorreu de forma lenta e gradual, é possível reconhecer traços da fase moderna vigorando durante a Baixa Idade Média. Assim, as agitações sociais que ocorreram na Idade Moderna se originaram no período medieval.

É complicado estabelecer uma data para o início desse período, pois as mudanças vivenciadas pela sociedade europeia já vinham ocorrendo no período anterior ao século XV.

No entanto, visando facilitar o entendimento em relação aos períodos históricos, muitos estudiosos acabam adotando a queda do Império Bizantino como o início da Idade Moderna. Já o fim do período coincide com o advento da Revolução Francesa, em 1789.

A Idade Moderna foi o palco de profundas mudanças na mentalidade ocidental, além de ser a responsável pelos impulsos do capitalismo.

O que não se pode negar é que o período moderno representou um momento de intensas transformações sociais, econômicas, científicas, políticas e religiosas.

Sociedade na Idade Moderna

A Idade Moderna foi uma fase marcada pela criação de barcos mais resistentes para a realização de viagens marítimas que chegavam a durar meses.

O aprimoramento do astrolábio (instrumento que media a longitude e latitude do marinheiro e a altura dos astros) e da bússola (ferramenta que auxilia na orientação geográfica) foram de extrema importância para as navegações.

O Renascimento cultural e científico, um movimento de caráter cultural, artístico e científico, deflagrado na transição da Idade Média para a Moderna, apresentou um conjunto de temas e interesses não mais compatíveis ao pensamento medieval. No entanto, ele não representou uma ruptura brusca com o mundo medieval.

Além disso, o século XVIII foi marcado pela atuação dos filósofos iluministas e dos cientistas que criaram várias máquinas, auxiliando os avanços tecnológicos do período. Já os filósofos se destacaram pela criação de teorias sociais e científicas.

O cenário religioso também enfrentou intensas modificações com a Reforma Protestante e a Contrarreforma.

Essas transformações modificaram o pensamento do período e influenciou comportamentos adotados até os dias atuais.

Principais acontecimentos da Idade Moderna

Vejamos os principais acontecimentos da Idade Moderna:

  • Grandes navegações
  • Renascimento
  • Reformas religiosas: Reforma Protestante e Contrarreforma
  • Absolutismo
  • Iluminismo
  • Revolução Francesa

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário