O que é ciência

A ciência é muito presente no cotidiano, mas ainda é muito difícil criar uma definição até mesmo para os próprios cientistas.

Alguns conceitos fazem parte do cotidiano que a maior parte das pessoas acha o que significa, como a definição de ciência, por exemplo.

Muitos relacionam com a disciplina escolar, que foca em ensinar sobre a natureza, ou com laboratórios, nos quais cientistas fazem pesquisas para salvar a humanidade.

No entanto, o conceito de ciência é capaz de englobar diferentes tipos de conhecimento, como a ciência política e a estatística.

Mesmo assim, a definição de ciência continua sendo específica, já que existe um método para auxiliar na produção do conhecimento.

Continue lendo para entender mais sobre o que é ciência.

O que é ciência

A palavra “ciência” tem origem no latim scientia, que significa “conhecimento” e que, por sua vez, deriva do verbo scire, ou seja, “saber”. Dessa forma, o sentido mais específico da palavra é que a ciência é um conhecimento que busca compreender as verdades e leis universais para explicar o funcionamento das coisas.

Outra definição é a de que ciência é o conjunto dos conhecimentos adquiridos pelo estudo ou pela prática.

Da mesma forma, ciência também pode ser conceituada como a hierarquização e organização dos conhecimentos por meio de modelos e princípios gerais, como as teorias e leis.

Em uma definição ainda mais específica, a ciência é todo o corpo de conhecimento produzido conforme o método científico.

Assim, para algo ser validado como ciência, é necessário ser baseado em evidências e experimentos.

Por fim, a filosofia considera a ciência como o contrário da opinião, crença, superstição e obscurantismo.

Alguns cientistas também defendem que a ciência não serve apenas para a produção de conhecimento, mas também para a produção de instrumentos e dispositivos técnicos.

Tipos de ciências

Existem várias formas de classificar e agrupar a ciência, cada uma com seus próprios critérios.

No entanto, a mais comum é a seguinte divisão em tipos de ciências:

  • Ciências formais: conhecimentos exatos, baseados em raciocínios lógicos e análises quantitativas, com uso de números, fórmulas e equações. Alguns exemplos são a matemática, a estatística e as ciências contábeis;
  • Ciências da natureza e da terra: são os conhecimentos ligados a prática, experimentação e estudo de elementos da natureza e seres vivos. Como exemplo, é possível citar a biologia, a astronomia, a química e a medicina;
  • Ciências sociais: também conhecidas como ciências humanas, são os conhecimentos ligados ao estudo do ser humano e da sociedade, como a história, a sociologia, a economia, a política.

Veja também:

Conceito de CiênciaDefinição de CiênciaO que é ciênciaO que é considerado ciênciaTipos de Ciência
Comments (0)
Add Comment