O que é coach

Coach é profissional que auxilia pessoas a alcançar metas específicas por meio de métodos de desenvolvimento pessoal durante o coaching.

Coach é a palavra em inglês para treinador, ou seja, quem treina os atletas para obter os melhores resultados em competições. Recentemente, esse termo também está sendo utilizado para designar profissionais que orientam diferentes aspectos das vida, como coach pessoal e coach financeiro.

Assim, o coach é profissional que auxilia pessoas a alcançar metas específicas (pessoais, profissionais ou financeiras, por exemplo) por meio de métodos de desenvolvimento pessoal. Por isso, esse profissional não deve ser confundido com psicólogos, já que o trabalho do psicólogo procura aumentar o nível de autoconhecimento e superar conflitos internos e emocionais.

Função de um coach

As funções de um coach estão relacionadas a ajudar o cliente a enxergar potencial próprio para resolver problemas e alcançar metas. Dessa forma, o coach tem a função de estimular, questionar e provocar o cliente para que aconteça o desenvolvimento pessoal. Para tal, o coach aplica métodos e ferramentas para acelerar esse processo.

Diferença entre coach, coaching e coachee

Embora sejam bem semelhantes, cada palavra possui um significado diferente, de forma que:

  • Coach é o profissional que orienta pessoas no processo de desenvolvimento pessoal;
  • Coaching é esse processo de desenvolvimento pessoal que vai ser conduzido pelo coach, que consiste em um conjunto de habilidades para alcançar objetivos rapidamente;
  • Coachee é quem passa pelo processo de coaching, ou seja, a pessoa interessada em se desenvolver em algum aspecto da vida.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário