O que é empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sendo diferente de simpatia e o oposto do egoísmo.

Empatia é a capacidade psicológica de compreender sentimentos e emoções de outra pessoa, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Portanto, a empatia consiste na prática de vivenciar o que outra pessoa sente, tanto sentimentos positivos ou negativos, sem julgamentos.

A empatia está profundamente ligada ao altruísmo, que é o inclinação natural de se preocupar com os outros. Logo, a empatia não está relacionada ao egoísmo e ao interessa, já que é uma ação genuína e solidária.

Dessa forma, a empatia não é direcionada somente a pessoas conhecidas e amadas, podendo ser estendida a desconhecidos. Para praticar a empatia, é necessário somente vivenciar algo de outra pessoa e escutar os sentimentos dela com sinceridade.

Portanto, uma pessoa empática é capaz de se identificar e compreender a situação de outras pessoas. No geral, uma pessoa empática consegue criar relações compatíveis com facilidade, de modo a gerar alegria e satisfação em ambas as pessoas.

Contudo, empatia é diferente de simpatia, pois a empatia é um laço emotivo e a simpatia é uma ação intelectual de se dedicar para agradar outra pessoa. A simpatia costuma gerar afinidade entre as pessoas, enquanto a empatia tem a compreensão dos sentimentos do outro como base.

Veja também: Família: O que é, Qual a importância, Laços afetivos

você pode gostar também
Deixe um comentário