O que é Estado

O Estado representa tudo o que é público dentro de um país e para que exista, é necessário que haja um território, população e soberania.

Estado, iniciado com letra maiúscula, corresponde ao conjunto de instituições no campo administrativo e político que organiza um povo ou nação.

Para que um Estado exista, é necessário território, população e soberania. Ele representa tudo o que é público dentro de um país, como por exemplo, escolas, forças amadas, hospitais, prisões, polícias, entre outros.

Muitos têm dúvidas sobre a diferença entre Governo e Estado . A principal divergência é a hierarquia de ambos. Enquanto o primeiro é uma das instituições que compõem o Estado, o segundo é permanente, mesmo com movimentos políticos que clamam pelo fim.

Quando surgiu o Estado?

O conceito de Estado existe desde a Antiguidade e vem evoluindo desde então. A Itália foi o primeiro país a empregar a palavra Stato, mesmo que com um significado vago.

Posteriormente, na Inglaterra , França e Alemanha, no século XVI, o termo Estado veio como uma definição de ordem pública. Apesar disso, quem realmente introduziu o termo foi o filósofo Maquiavel, em seu livro O Príncipe, em 1513.

Apesar disso, não é fácil entender quando surgiu o Estado. O jurista brasileiro Dalmo de Abreu Dallari explica três formas para possível formação de Estado:

  • O Estado sempre existiu.
  • O Estado foi criado para atender às necessidade de um grupo social.
  • O Estado surgiu assim que nasceu a ideia de “soberania”.

Diferença entre Estado e Nação

Estado, mesmo sendo formado pela sociedade, envolve o âmbito jurídico e formal. Enquanto isso, a nação é referente a um grupo definido por pessoas com os mesmos traços culturais e ainda identitários.

Com isso, um Estado pode conter mais de uma nação. Como exemplo, pode-se citar a Espanha, que conta com múltiplas nações, como catalães, espanhóis, navarros, entre outros.

Estado e País 

O país envolve todas as características sociais e físicas de um território. Isso inclui símbolos, como a bandeira, os costumes, os hinos, entre outros.

O Estado brasileiro, como exemplo, é uma República Federativa. Ele é comandado pela união entre o legislativo, executivo e judiciário.

Já o país, Brasil, conta com uma grande variedade cultural, além de territórios com dimensões continentais e relevo geologicamente antigo.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário