O que é ética

A ética é o estudo do conjunto de valores morais de uma pessoa ou de um grupo, independente dos fatores culturais.

Para a filosofia, ética é o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. Ou seja, é a análise do caráter e da conduta de uma pessoa na sociedade, investigando os princípios morais que motivam comportamentos.

A palavra “ética” deriva da palavra grega ethos, que pode ser traduzida como caráter, costume, hábito. Dentro da cultura ocidental, esse exercício de refletir sobre os valores e costumes tem origem na Grécia Antiga com os primeiros grandes filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles.

Para eles, a ética é uma busca do que é correto e virtuoso, tendo em vista os fatos que são considerados valores universais a todas as pessoas, ou seja, o código moral. Assim, a ética é uma reflexão sobre a influência desse código na subjetividade humana e a forma com que essas normas de conduta são aceitas ou não.

Diferença entre ética e moral

Ética e moral são conceitos relacionadas ao bem-estar social, mas não significam a mesma coisa. Moral é o ato de diferenciar intenções e ações entre adequadas e inadequadas, estando mais associado a normas que orientam uma sociedade. Por sua vez, a ética busca compreender as ações entre certas e erradas de acordo com os valores morais universais, independente da cultura.

você pode gostar também
Deixe um comentário