O que é fascismo

Fascismo é uma ideologia política nacionalista e autoritária ao extremo que foi aplicada por Mussolini na Itália e por Hitler na Alemanha.

Existem muitas definições de fascismo, já que a ideologia foi praticada de diferentes formas em vários lugares. Assim, a definição que mais se encaixa em todos esses movimentos é a que diz que fascismo é uma ideologia política nacionalista e autoritária ao extremo.

As principais características do fascismo são o governo ditatorial, a repressão com uso da força, o desprezo pela democracia e a crença em uma hierarquia social natural. Além disso, o fascismo é contrário a liberdade política e econômica, ao liberalismo, ao comunismo e ao anarquismo.

No fascismo, a sociedade deve ser comandada por um estado totalitário, com a existência de apenas um partido. Dessa forma, o líder do estado deve ser um ditador ou militar com características fortes para conseguir manter a ordem social.

Além do comando totalitário centralizado em uma pessoa, o fascismo acredita que os meios para que essa sociedade alcance o sucesso sejam a guerra, o imperialismo e a violência.

Inicialmente, o fascismo surgiu na Itália durante a Primeira Guerra Mundial, por causa de um grupo de apoiadores do conflito. Ao final da guerra, esse grupo cresceu e ganhou apoio, passando a governar a Itália por meio de uma ditadura, em 1922. A partir disso, vários outros grupos fascistas em outros países surgiram e chegaram ao poder.

Assim, durante a década de 1920, os principais regimes fascistas no mundo foram:

  • Fascismo italiano, liderado por Benito Mussolini;
  • Nazismo, versão mais extrema do fascismo que surgiu na Alemanha sob a liderança de Adolf Hitler;
  • Salazarismo, em Portugal, sob a liderança de António de Oliveira Salazar;
  • Franquismo, a ditadura de Francisco Franco na Espanha;
  • Ustashe, movimento fascista na Croácia;
  • Estatismo, também chamado de fascismo japonês.

Dentre esses movimentos, os fascistas italianos, os estatistas japoneses e os nazistas alemães, principalmente, desejavam expandir as suas fronteiras nacionais por meio da invasão a outros países. Dessa forma, o fascismo foi uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial.

Após o fim do conflito, com a derrota das Potências do Eixo (Itália, Japão e Alemanha), as ditaduras fascistas foram vencidas e o fascismo foi ilegalizado em vários países.

Saiba mais sobre o conceito de fascismo, as características dos movimentos fascistas, a origem, ascensão e declínio do fascismo, além da diferença entre fascismo, nazismo e comunismo e conceitos fascistas da atualidade, clicando aqui.

Veja também: Tratado de Versalhes

você pode gostar também
Deixe um comentário