O que é filosofia

Com origem na Grécia Antiga, a palavra "filosofia" significa amor e respeito pelo saber.

Filosofia é o estudo de questões sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem por meio da análise racional. Assim, a filosofia é uma atividade crítica, abstrata e conceitual realizada pelo ser humano para refletir sobre diversos elementos do conhecimento humano.

A palavra “filosofia” é uma composição das palavras gregas philos, que significa amor ou respeito, e sophia, que significa sabedoria ou apenas saber. Dessa forma, a filosofia significa amor e respeito pelo saber.

Para a filósofa brasileira Marilena Chauí, a filosofia é um movimento de olhar para si mesmo para tentar compreender o mundo e a verdade. Como ela aponta, a filosofia só é percebida quando a pessoa está fora da sua zona de conforto e percebe a realidade de forma mais ampla.

Origem da filosofia

No meio acadêmico, é debatido se a filosofia tem origem grega ou oriental. Contudo, a versão mais aceita é de que a filosofia surgiu na Grécia Antiga.

De acordo com essa versão, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo por causa da sua busca por uma teoria racional sobre o surgimento do universo. No entanto, ele não sabia que estava fazendo filosofia, fato que só foi reconhecido mais tarde por Aristóteles.

Antes da filosofia, as explicações para os acontecimentos eram fenômenos da natureza, personagens mitológicos ou figuras religiosas, como os deuses. Com o surgimento das cidades, esses primeiros filósofos, que eram considerados enviados dos deuses,  começaram a fornecer explicações racionais e críticas.

O que a filosofia estuda

Atualmente, no Brasil, a maior parte das graduações em Filosofia oferecem uma formação voltada para a história da filosofia. Então, o que é mais estudado é a produção de filósofos consagrados.

No entanto, esse tipo de formação em filosofia é contrária ao que é defendido por vários filósofos que defendem que só se aprende a filosofia filosofando. Portanto, o ideal seria estudar metodologias filosóficas, o que não depende do conhecimento de história da filosofia.

Para que serve a filosofia

Do ponto de visto prático da sociedade capitalista, que busca o lucro, a filosofia não tem utilidade. Contudo, a filosofia é uma forma de pensamento livre, crítico e racional. O objetivo da filosofia é problematizar o conhecimento humano.

Então, a filosofia não traz lucro, nem mudanças imediatas, mas atua como movedora do pensamento. A filosofia também serve para conceituar questões e valores ligados a existência humana. Sendo assim, a filosofia serve para motivar a busca e o amor pela sabedoria.

você pode gostar também
Deixe um comentário