O que é MBA

A sigla MBA significa "mestre em administração de empresas" e é um curso de pós-graduação para aprofundar o conhecimento em administração.

MBA é a sigla para Master in Business Administration, que significa “mestre em administração de empresas”. O MBA é um curso lato sensu destinado a pessoas que querem aprofundar o conhecimento em administração. Por isso, o MBA é muito procurado por empresários, executivos e gerentes de empresas.

No Brasil, os cursos de MBA tem carga horária mínima de 360 horas, sendo 480 horas o padrão utilizado na maior parte dos outros países. Como é destinado para quem já está no mercado de trabalho, as aulas costumam ser no sábado ou à noite em dias de semana.

Para ingressar em um MBA, o interessado deve ser graduado no ensino superior, passar no processo de seleção e, em alguns cursos, comprovar experiência no mercado de trabalho. Após ser aprovado, o aluno vai ter aulas, principalmente, sobre gestão e administração.

Ao final do curso, é necessário entregar uma monografia como trabalho de conclusão. Quem conclui um MBA recebe o título de especialista.

Diferença entre pós-graduação, mestrado e MBA

Após concluir a graduação, o estudante pode escolher entre a pós-graduação lato sensu ou stricto sensu para continuar nos estudos. A diferença entre essas duas modalidades é que cursos lato sensu são voltados para aperfeiçoamento profissional, enquanto a pós-graduação stricto sensu é voltada para formação científica.

Assim, as duas modalidades são pós-graduação, pois são cursos destinados a pessoas que já são formadas no ensino superior. Os principais cursos de pós-graduação são:

  • MBA: curso lato sensu voltado para as áreas de gestão, administração e negócios;
  • Especialização: curso lato sensu para quem deseja aprofundar conhecimentos para se tornar um especialista na área escolhida;
  • Mestrado: curso stricto sensu em que o objetivo é estudar um tema específico dentro da área do conhecimento e, caso o estudante deseje, aprofundar a pesquisa no doutorado.

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário