O que é sociologia

A sociologia é o estudo do comportamento do homem em uma sociedade e das relações sociais.

Sociologia é a área das ciências sociais que estuda o comportamento do homem dentro da sociedade. Assim, a sociologia busca compreender como os agrupamentos sociais surgem e se desenvolvem, além dos fenômenos sociais que acontecem dentro e fora da comunidade.

Então, a sociologia estuda como seres humanos interagem. Por isso, diversas outros tipos de profissionais, como jornalistas, advogados e psicólogos, estudam o que é apresentado pela sociologia.

Origem da sociologia

No século XV, a sociedade da Europa passou por diversas mudanças, como o fim do feudalismo e o surgimento da burguesia e do capitalismo. A partir disso, foram feitas as Grandes Navegações, que buscavam por novas rotas comerciais.

Dessa forma, os europeus chegaram na América, até então um continente desconhecido, iniciando a colonização dos povos originários. Por mais que maior parte dos europeus se considerassem superiores ao povos dominados, também existia curiosidade pela vida desses povos. Essa curiosidade fez com que os primeiros exploradores tentassem entender e classificar a cultura dos nativos americanos.

Alguns séculos mais tarde, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial aconteceram, alterando novamente a vida na Europa. A burguesia havia tirado o monarca do poder e começado a construir fábricas nas cidades, levando ao êxodo rural e a diversos problemas sociais.

Diante desse cenário, o filósofo Auguste Comte idealizou um projeto de progresso social chamado de positivismo. Esse projeto visava trazer o avanço científico e tecnológico e a ordem social como meio de atingir o progresso. Assim, ele criou uma nova ciência para estudar a social, nomeada de física social e, mais tarde, de sociologia, sendo Comte considerado o “pai da sociologia”.

No entanto, Comte não estabeleceu um método preciso e único para o funcionamento da sociologia. Então, o filósofo Émile Durkheim foi o primeiro a criar um método de análise sociológica e também quem introduziu a sociologia como disciplina no ensino superior.

Outros importantes sociólogos foram Karl Marx e Max Weber. Marx considerava que a sociologia deveria se basear na luta de classes, o que deu origem ao método materialista dialético e a uma ideologia socioeconômica, o comunismo. Já Weber defendia que a sociedade era composta por ações humanas individuais que deveriam ser pautadas por modelos ideais.

O que a sociologia estuda

Como o próprio nome aponta, o objetivo de estudo da sociologia é a sociedade. Assim, a sociologia tenta compreender a sociedade em seus diversos aspectos. Além disso, a sociologia também busca entender o comportamento humano em grupo.

A partir desses objetos de estudo, a sociologia se divide em várias subáreas. Existem, por exemplo, a demografia social, focada nas interações no meio social; a sociologia política, que estuda o poder político e seus elementos, e a sociologia da educação, dedicada aos processos sociais de ensino.

Portanto, a sociologia estuda qualquer tipo de interação humana em níveis de instituições, comunidades e sociedades.

Para que serve a sociologia

A sociologia busca a compreensão da sociedade, da interação humana e do papel das instituições sociais, fatores muito importantes para o desenvolvimento social. Nesse sentido, a sociologia fornece dados para melhoria da sociedade por meio de ações práticas em setores sociais como segurança pública e educação.

Além disso, a sociologia pode fornecer propostas críticas de intervenção, de modo que os governantes possuam embasamento para as próximas decisões. A sociologia também atua no entendimento de dinâmicas populacionais, analisando campo e cidade e as migrações que acontecem.

Assim, a sociologia serve para identificar, compreender e solucionar problemas nas sociedades de forma que, caso os governantes sigam o proposto pelos sociólogos, sejam feitas melhorias na vida de toda a população.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário