O que foi a Reforma Protestante?

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI.

A Reforma Protestante foi um movimento religioso que contestou o poder da Igreja Católica. Ocorrido no século XVI e liderado por Martinho Lutero, esse movimento rompeu com o catolicismo e modificou as estruturas do continente europeu.

Resumo

A Reforma Protestante teve seu início na Saxônia, atual Alemanha. Liderada por Martinho Lutero, oriundo da cidade de Eisleben, ela marcou o fim da hegemonia da Igreja Católica.

Lutero pautou sua vida no caminho do catolicismo. Em 1510, ele foi à Roma e se deparou com um modo de vida corrupto de muitos líderes católicos, que incentivavam a venda de indulgências.

Insatisfeito com tal realidade, ele produziu um documento visto como o propulsor da Reforma Protestante: as 95 teses, que criticava várias ações adotadas pela Igreja Católica, incluindo a venda de indulgências.

Em 1517, Martinho Lutero fixa seus escritos na porta da Catedral de Wittenberg. Tal ação contribuiu para que diversas mudanças ocorressem nos âmbitos cultural, social e político da Europa e colônias ultramarinas.

Lutero ressaltava três princípios fundamentais:

  • Autoridade da palavra revelada – Traduziu a Bíblia para o alemão, para que as pessoas tivessem acesso aos ensinamentos divinos;
  • Justificação pela fé – Somente a fé levava à salvação;
  • Sacerdócio universal – Igualdade entre os cristãos.

Lutero rompeu definitivamente com a Igreja Católica e inspirou vários movimentos religiosos.

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário