Quem foi Melquisedeque?

Melquisedeque foi um personagem bíblico considerado misterioso. Não existem muitos detalhes sobre o rei e sacerdote, mas sabe-se que ele abençoou Abraão.

Melquisedeque, ou Melquisedec, foi um rei e sacerdote de Deus, no tempo de Abraão. Sua história se encontra na Bíblia, no livro de Gênesis 14:18-20.

O personagem bíblico é um mistério, pois o livro não fornece grandes detalhes sobre  então rei da cidade de Salém, que provavelmente foi a Jerusalém primitiva. Com isso, não se sabe sua origem ou morte.

São várias as especulações a respeito de Melquisedeque. Em alguns estudos, acredita-se que ele foi Enoque, um anjo, Espírito Santo, ou até mesmo uma aparição de Cristo pré-encarnado.

Melquisedeque apareceu para Abraão 

Quando Abraão foi lutar contra alguns reis que capturaram seu sobrinho, Ló, Melquisedeque apareceu. Após a vitória, o rei e sacerdote foi de encontro a Abraão, com pão e vinho.

Depois disso, Melquisedeque abençoou Abraão e então, o pai de Isaac lhe entregou o dízimo de todos os seus despojos.

Esse episódio pode ser encontrado na Bíblia, em Gênesis 14:18-20.

Jesus é comparado com Melquisedeque 

Em Salmos 110:4, Deus prometeu um novo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Além disso, em Hebreus 7, Jesus é comparado ao sacerdote e ambos demonstravam algumas semelhanças.

Ainda é importante destacar que Melquisedeque foi reconhecido como superior por Abraão e da mesma forma, Jesus é superior ao pai de multidões.

Os dois não eram da linhagem de Levi, mas da mesma forma, serviam como sacerdotes, o que era proibido, de acordo com a Lei de Moisés.

Melquisedeque servia a Deus?

São controversos os fatos sobre a religião de Melquisedeque. Alguns acreditam que ele servia ao Deus Altíssimo. Enquanto isso, alguns explicam que ele adorava a Baal, chamado de “deus supremo”.

Por fim, outros afirmam que ele não adorava a um deus único, mas sim, ao deus dos deuses, criador dos céus e da Terra.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário