Reprodução sexuada

A reprodução sexuada é a forma como muitos seres vivos se multiplicam, continue lendo para saber mais sobre ela!

O que é reprodução sexuada?

A reprodução sexuada é a forma que algumas espécies usam para  formar um zigoto através da junção de dois gametas, sendo um feminino e um masculino.

A reprodução garante a perpetuação das espécies, por isso, ela é um processo muito importante para todos os seres vivos.

Importância da reprodução sexuada

A reprodução sexuada faz com que haja variabilidade genética entre os indivíduos de uma mesma espécie.

A variabilidade genética é fundamental para que o processo de evolução e adaptação das espécies sejam bem-sucedidos na natureza.

Produção de gametas

A produção de gametas é extremamente importante para que a reprodução sexuada aconteça nos seres vivos. Ela ocorre de diferentes formas nos seres vivos e esse processo é chamado de gametogênese.

Os gametas são células que possuem apenas metade do número de cromossomos da espécie, ou seja, eles são as únicas células haploides (n) dos seres vivos com reprodução sexuada.

A haploidia dos gametas garante que o número de cromossomos das espécies não irá se alterar depois que ocorrer a fecundação parar formar o zigoto diploide (2n).

Fecundação

A fecundação é a união dos gametas masculino (n) e feminino (n) que dá origem a uma célula ovo ou zigoto (2n).

A união dos gametas permite que os descendentes tenham características dos dois progenitores. Elas serão combinadas aleatoriamente fazendo com que a variabilidade genética exista mesmo entre os descendentes dos mesmos progenitores.

É por causa da variabilidade genética que os filhos de um mesmo casal não são sempre iguais, por exemplo.

  • Fecundação interna: a união dos gametas ocorre dentro do corpo de um dos progenitores, geralmente da fêmea.
  • Fecundação externa: a união dos gametas ocorre fora do corpo dos progenitores, muitas vezes no ambiente aquático.

Reprodução sexuada em plantas

As plantas também podem se reproduzir sexuadamente, com troca de gametas haploides, e assexuadamente, por brotamento ou outras formas.

Os gametas das plantas são produzidos em estruturas chamadas de gametângios que podem ser masculinos ou femininos.

Os gametas masculinos são os grãos de pólen (n) produzidos nos estames. E os gametas femininos são as oosferas (n) produzidas nos carpelos ou arquegônios.

Qual a diferença entre reprodução sexuada e reprodução assexuada?

A principal diferença entre a reprodução sexuada e a reprodução assexuada é a troca de gametas e a variabilidade genética que ocorre na reprodução sexuada.

Quando um ser vivo realiza reprodução assexuada, os novos indivíduos são formados através de um único indivíduo adulto diploide, gerando descendentes geneticamente iguais ao seu progenitor.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário