Resumo sobre o Feudalismo

O feudalismo foi uma organização social, econômica e política que vigorou durante a Idade Média.

O feudalismo foi uma organização social, econômica e política, fundamentada na posse da terra. Ele vigorou na Europa Ocidental, durante a Idade Média.

Resumo

O feudalismo iniciou-se após o declínio do Império Romano, no século V.  Foram dentro de construções fortificadas que senhores e camponeses plantavam seus próprios alimentos.

O feudo (propriedade rural) era autossuficiente, pois nele era produzido tudo o que o indivíduo precisava. O que sobrava, era trocado por outros produtos.

O senhor feudal não era o dono da terra. Era muito comum os feudos pertencerem aos reis e nobres que, em troca de serviços, cediam suas terras para outra pessoa plantar e morar. A partir de então, estabelecia-se a relação de suserania e vassalagem.

A terra era assim dividida:

  • Manso senhorial
  • Manso servil
  • Manso comunal

A posse da terra era o principal elemento do feudalismo. As duas classes que compunham a sociedade feudal era a dos senhores feudais e a dos servos, composta pela maioria da população.

Os indivíduos não tinham a possibilidade de mudar de classe social, portanto, quem nascia servo, morreria servo, assim como quem nascia nobre, terminaria a vida do mesmo modo.

As relações sociais ocorriam baseadas na exploração do trabalho do servo que, para ter acesso à terra e garantir sua proteção, reafirmava a posição do senhor feudal, que era principal figura desse período.

A mão de obra servil vigorou durante todo o período medieval.

É importante destacar a importância da Igreja Católica nesse período. Ela influenciou largamente o modo de vida do homem medieval. Além disso, era uma poderosa proprietária de terras.

Para os contemporâneos, a Igreja era a real detentora de todo conhecimento, além de acumular funções econômicas e políticas.

A crise do feudalismo ocorreu em um longo processo que se iniciou com a Baixa Idade Média. O desenvolvimento dos centros urbanos aliado ao comércio, gerou profundas transformações no modo de vida medieval.

A burguesia foi uma classe social que surgiu modificando e influenciando todo o panorama social, político e econômico da Idade Média.

Outro fator que contribuiu para o fim do feudalismo foi o crescimento populacional que demandou um aumento da produção de alimentos.

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário