Sistema articular

Esse sistema é o responsável por garantir a união dos ossos e a movimentação sem atritos. Continue lendo para entender melhor sobre ele!

O que é sistema articular?

O sistema articular é formado pelas articulações do corpo humano que são estruturas que promovem diversos movimentos do nosso corpo.

Qual a função do sistema articular?

O sistema articular é o responsável por unir os ossos do esqueleto e as cartilagens, ou seja, ele é o ponto de encontro dos ossos que possibilitam que eles se movimentem sem serem deslocados.

Podemos encontrar articulações nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros e etc.

Classificação do sistema articular

As articulações do nosso corpo são classificadas pelo grau de mobilidade que elas dão ao corpo. Elas são divididas em três grupos: sinartroses, anfiartroses, diartroses.

Sinartroses

As sinartroses são inflexíveis, fibrosas e estão localizadas entre ossos. As superfícies dos ossos são praticamente contínuas, com apenas uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso.

Esse tipo de articulação está presente nas suturas do crânio, entre os dentes e o maxilar e entre a tíbia e a fíbula.

Anfiartroses

As anfiartroses são semimóveis, flexíveis e compostas por cartilagem. Elas são encontradas entre os ossos e evitam o desgaste excessivo das extremidades que ficam em contato.

Essas articulações são encontradas entre as vértebras e nos ossos do quadril, por exemplo.

Diartroses

As diartroses são articulações flexíveis, compostas por bolsas sinoviais que contém líquido sinovial para evitar o desgaste por atrito.

Elas podem ser encontradas entre a pele e os ossos, geralmente estão com maior frequência nos ombros, joelhos e cotovelos.

Principais estruturas do sistema articular

As principais articulações do sistema articular podem ser encontradas em diversas regiões do corpo humano. Veja abaixo algumas delas:

Articulações do crânio: são pelo menos 18 suturas que ligam todos os ossos da caixa cranial.

Sistema articular - Articulações do crânio
Sistema articular – Articulações do crânio

Articulações do ombro: são três articulações conhecidas como glenoumeral, acrômio-clavicular e esternoclavicular. Permitem movimentos diversos como adução, abdução, flexão e extensão.

Sistema articular - Articulações do ombro
Sistema articular – Articulações do ombro

Articulações do cotovelo: são três articulações que recebem nome de úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal. Permitem a flexão e extensão do braço.

Sistema articular - Articulações do cotovelo
Sistema articular – Articulações do cotovelo

Articulação de punho e mão: são cinco cinco articulações que recebem o nome de rádio-ulnar distal, rádiocárpica, carpometacarpiana, metacarpofalangiana, interfalângicas.

Sistema articular - Articulações das mãos
Sistema articular – Articulações das mãos

Articulação do quadril: são duas articulações chamadas de sacroilíaca e coxofemoral que realizam movimento de deslizamento.

Sistema articular - Articulações do quadril
Sistema articular – Articulações do quadril

Articulações do joelho: são três articulações chamadas de patelo-femoral, tíbio-femoral, tíbio-fibular. Responsável por ligar a tíbia, o fêmur e a patela.

Sistema articular - Articulações do joelho
Sistema articular – Articulações do joelho

Articulações da coluna vertebral: são as mais complexas, ficam entre as vértebras e são responsáveis por movimentos pequenos, mas que possuem grande amplitude em conjunto.

Sistema articular - Articulações da coluna
Sistema articular – Articulações da coluna vertebral

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário