Tiradentes

Tiradentes foi um dos participantes da Inconfidência Mineira.

Quem foi Tiradentes? Era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido por ser um dos participantes da Inconfidência Mineira (1788–1789).

Ele e seus companheiros, influenciados pelos ideais iluministas, lutaram pela independência da Capitania de Minas Gerais.

Tiradentes foi um dos integrantes do movimento que, entre outras ações, contestavam o poder que a Coroa Portuguesa desempenhava na então colônia.

Seu apelido se justifica pelo fato de ele ter exercido a função de dentista. Entretanto, Tiradentes teve várias profissões, mas a que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes da cavalaria imperial (subordinada à Coroa Portuguesa).

Ele foi considerado por alguns como o integrante mais entusiasmado do movimento, divulgando abertamente seus ideais.

É importante destacar que ele foi um integrante da conspiração e não o líder do movimento, como é muito apontado.

Tiradentes ficou conhecido por ter sido o único inconfidente a receber a pena de morte pela forca, enquanto os outros envolvidos foram expatriados.

História

A história de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, se insere no contexto da Inconfidência Mineira, planejada pela elite da Capitania de Minas Gerais.

Nesse período, grande parte da população se via insatisfeita com as medidas administrativas adotadas pelo governo português em relação à colônia. Tais medidas se concentravam em:

  • Aumentar os impostos
  • Aumentar o controle sobre a colônia

Além disso, a atividade mineradora estava em declínio devido ao esgotamento das minas da região. Visando garantir a arrecadação dos impostos, a Coroa ameaçou aplicar a derrama – nome dado à cobrança dos impostos atrasados de um só vez.

A elite de Vila Rica se viu prejudicada diante de tal medida e começou a articular, em 1789, um movimento que visava acabar com os impostos, com as dívidas à Coroa e proclamar a independência da Capitania de Minas Gerais.

As medidas que os inconfidentes adotariam após a independência, não envolvia a libertação dos escravos.

Eles foram influenciados pelos ideais iluministas que chegavam à colônia através de livros (em francês), trazidos pelos jovens que estudavam na Europa.

Antes que o levante ocorresse, Joaquim Silvério dos Reis delatou a conspiração ao governador e em troca recebeu o perdão de sua dívida.

Vários inconfidentes foram presos e interrogados. A sentença foi proclamada em 1791 e condenou onze réus à forca e sete ao exílio no continente africano.

No ano seguinte, a pena de morte de todos os envolvidos foi transformada em exílio, menos a de Tiradentes. Com isso, ele se tornou o único condenado à morte.

Morte de Tiradentes

Com o fim da Inconfidência Mineira, diversos integrantes da conspiração foram presos e interrogados. Alguns foram condenados à morte e outros ao exílio.

No ano seguinte às condenações, a pena de morte dos réus foi transformada em exílio, exceto a de Tiradentes.

Ele foi executado na forca e esquartejado, no dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro.

Sua cabeça ficou exposta num mastro erguido na principal praça de Vila Rica. Já as demais partes do corpo de Tiradentes foram colocadas na estrada que ligava o Rio de Janeiro à Capitania de Minas Gerais.

Veja mais em: Atividades sobre Tiradentes para imprimir

você pode gostar também
Deixe um comentário