8 animais da fazenda: saiba quais são os principais

Conheça os animais que vivem na fazenda e entenda qual é a função que cada um exerce

0

A vida na fazenda  se distingue consideravelmente da realidade urbana. Um exemplo é a forma com a qual a as pessoas que vivem no campo se relacionam com os animais.

Muitos deles são domesticados para ajudarem na lida, além disso servem como alimento. Por isso, na lista abaixo você vai  conhecer melhor 8 animais da fazenda:

Vaca

A vaca é uma das principais fontes de alimentos e de renda para quem vive no campo. Esse animal produz o leite, que pode se tornar uma série de derivados. Dessa forma, esses produtos podem ser vendidos ou servir para consumo próprio.

Além disso, a carne de vaca é uma das mais consumidas na fazenda. Principalmente quando o animal está mais novo e atinge um determinado peso, apropriado para isso. As vacas pertencem ao grupo dos mamíferos.

Vida na fazenda - vaca

Porco

Esse animal também faz parte do grupo dos mamíferos, e assim como as vacas, são essenciais para a vida de quem vive no campo. Os porcos, além de poderem ser animais de estimação, são uma grande fonte de alimento.

A carne de porco é uma das mais consumidas, e a gordura desse animal é muito consumida por pessoas que vivem no campo.

Dessa forma, ao invés de usar o óleo de soja para preparar as comidas, a gordura, que é guardada em forma de conservas ou até mesmo congeladas, são usadas para esse meio.

Vida na roça - porco

Galinha

As galinhas, assim como os animais citados acima, estão presentes na vida rural e têm uma série de funções essenciais. Elas produzem os ovos, que serve como ingredientes de diversos alimentos.

Além disso, os ovos podem ser consumidos sozinhos, de formas variadas. Eles têm multifunções, assim como a carne das galinhas, que é uma grande fonte de nutrientes.

Esse animal também pode ter a única função de criar os filhotes, pintinhos. Eles tem um tempo rápido de crescimento e isso faz com que rendam em curto tempo.

Vida na roça - galinha

Pato

Os patos servem mais para embelezar as fazendas, mas não só para isso. Apesar da carne do animal poder ser usada para consumo próprio, isso acontece com menos frequência do que com as galinhas, por exemplo.

Apesar de viver tranquilamente em ambiente terrestre, esses animais precisam de alguma água por perto para poder nadar. Lagoas, rios ou até mesmo poços já são muito úteis a eles.

Os filhotinhos de patos,são chocados em ninhos e  assim que nascem, caso a mãe não esteja por perto, seguem qualquer ave que  passar por ali.

Os patos são onívoros, ou seja, se alimentam de vegetais e animais. Além disso, a fácil forma de adaptação desses bichos a qualquer tipo de ambiente faz com que tenham facilidade de sobrevivência.

Vida na roça - pato

Cavalo

Uma das maiores atrações para que vive no campo, esse animal é extremamente importante, principalmente para a locomoção de pessoas ou, até mesmo, alimentos.

Além disso, os cavalos auxiliam em outras diversas atividades como ajudar na agricultura. No entanto, vale destacar que, hoje em dia, com o avanço de máquinas mais tecnológicas, esses animais quase não são utilizados para esse fim,

Uma curiosidade interessante sobre os cavalos é que eles dormem em pé e a gestação da égua tem dois meses a mais que a tradicional, são 11.

Vida na roça - cavalo

Bode

O bode é um animal selvagem que pode ser domesticado. Eles são criados, principalmente, pela lã e também por produzirem carne e leite.

Um fator marcante nesse animal é que eles tem um cheiro muito forte, o que faz que sejam identificados de longe. Cabrito é nome que se dá aos filhotes de bode, e cabra é a fêmea.

Vida na roça - bode

Ovelha

Esse animal é muito confundido com o bode, no entanto eles são animais diferentes. Apesar de fazerem parte da mesma família,a bovidae, eles carregam diferenças entre si.

Uma das diferenças se encontra no pelo. Enquanto o bode tem um aspecto mais liso, o carneiro (macho da ovelha)  tem o pelo mais ondulado. Os filhotes de carneiro e ovelhas se chamam borregos.

Vida na roça - ovelha

Burro

Os burros se assemelham muitos aos cavalos e também são muitos usados para o transporte de pessoas ou cargas. Esses animais são muito resistentes, e conseguem sobreviver em lugares em que as condições não são adequadas.

Por exemplo, os burros se adaptam a ambiente muito quentes e com pouca água. No entanto, eles já não conseguem viver em locais que são frios demais.

Vida na roça - burro

Esses são alguns exemplos de animais que vivem em fazendas , entretanto é importante destacar que a função da maioria dos animais, atualmente, já não são as mesmas de antes.

Antigamente, a maioria das pessoas que viviam no campo plantavam o próprio alimento, por uma questão de sobrevivência. No entanto, essa realidade vem sofrendo transformações importantes, já que há meios de transportes mais modernos e rápidos.

Sem falar, que quem ainda produz o próprio alimento, busca meios  mais fáceis para fazer isso. Dessa forma, os animais exercem funções diferentes, mas ainda assim são essenciais para que a vida no campo possa funcionar.

você pode gostar também