Brincadeiras para o maternal 2

Saiba quais são as atividades que podem ser feitas com crianças nessa faixa, e qual a melhor forma de conduzir a brincadeira.

0

Durante o Maternal 2, as crianças, apesar de ainda estarem começando a se desenvolver, carregam consigo aspectos únicos, os quais  vão formando a personalidade de cada uma. Por esse motivo, quem convive com elas deve ter sensibilidade para quais atividades podem ser destinadas a esse público.

As brincadeiras se enquadram nesse aspecto, pois estimulam as crianças a desenvolverem criatividade, espírito de equipe, além de  coordenação motora. Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras para Maternal 2. Dessa forma, será possível trabalhar com os pequenos  os diversos pontos citados anteriormente.

Confira agora brincadeiras para o Maternal 2:

Brincadeiras para o Maternal 2: Apanhador

Material utilizado:

Bola.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona:

Peça às crianças que façam um círculo. Depois selecione uma para que fique no meio, segurando a bola. Quem for escolhido tem que gritar o nome de algum colega, enquanto joga a bola  para cima.

Sendo assim, quem teve o nome gritado tem que correr para o meio e tentar pegar a bola antes que ela chegue ao chão. Caso não consiga, é eliminado da brincadeira.

Aquele que conseguir ficar por último na roda é o campeão. Essa brincadeira faz com as crianças aprendam a brincar em grupo. Além disso, incentiva também o trabalho em equipe e ainda contribui para a agilidade e coordenação motora.

Brincadeiras para o Maternal 2: Caça ao tesouro

Material utilizado:

Qualquer outro objeto que possa representar o tesouro.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo educador

Como funciona:

O educador tem a primeira missão de escolher alguém da turma que possa ser o líder. Feito isso, o professor tira todas as crianças daquele local, enquanto a criança escolhida esconde o tesouro.

Nesse momento é importante que o líder tenha um auxílio. O objetivo é que ele não esconda demais ou deixe muito à mostra, o objeto a ser procurado.

Depois que tiver escondido o tesouro, a criança vai dar um aviso e o professor libera os outros para começar a procurar.  Aquele que achar o objeto primeiro, é o novo líder.

Brincadeiras para o Maternal 2: Troca-troca

Material utilizado:

Nenhum. A única recomendação é que seja feita em um área aberta.

Número de crianças:

Estipulado pelo educador.

Como funciona:

As crianças devem ser divididas em trios. O professor vai pedir a duas que junte as mãos no alto, formando uma casa. O terceiro integrante é o morador.

Dessa forma, quando o responsável falar “troca” as crianças  que estão dentro das casinhas têm que ir para outra casa.

Nessa dinâmica, é importante que a quantidade de casas sejam maiores do que de moradores.Portanto,  sempre tem que ficar alguém na sobra  para tentar se abrigar.

Brincadeiras para o Maternal 2: Golfe colorido

Material utilizado:

Cabos de madeira. Caixas de papelão. Bolinhas de papel crepom de diferentes cores.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona:

Nessa atividade é importante que o número de caixas seja o mesmo da quantidade de cores das bolinhas.

Dessa forma, os participantes tem a missão de, com o cabos de madeira, jogar as bolas dentro da caixa que tenha a cor correspondente.

Sendo assim, fica a critério do professor estipular quantos pontos vale cada acerto. Por exemplo, o responsável pode pegar a cor vermelha e colocar mais distante e ela valer 2 pontos, enquanto o verde vale 1 por estar mais perto.

Veja também: 

você pode gostar também
Deixe um comentário