Conheça a função da parte amarela da esponja que você desconhecia

A esponja é composta por dois lados - um mais áspero, verde, e outro amarelo, que costuma ser mais liso.

As esponjas de prato apresentam diferentes cores e utilidades, sendo a mais famosa delas a encontrada em supermercados, com partes em amarelo e verde.

No entanto, você sabe dizer para que serve a parte amarela da esponja e qual é a sua utilidade no dia a dia?

Para que serve a parte amarela da esponja

Além de serem usadas para lavar pratos, copos e panelas, as esponjas também são aliadas na limpeza de banheiros e outras superfícies, como móveis, mesas, balcões, entre outros.

No entanto, cada lado da esponja possui uma utilidade específica. Quando você deixa de observar a sua real finalidade, pode acabar danificando seus móveis e outros utensílios domésticos, como as famosas panelas de aço inox, que ficam cheias de arranhões na parte externa.

O lado verde da esponja está associado à limpeza pesada e deve ser usado principalmente para remover gorduras. Isso ocorre porque ele se assemelha a uma lã de aço, com poder de remover sujeiras mais difíceis, especialmente de grelhas e churrasqueiras.

Por outro lado, a parte amarela da esponja é mais lisa e costuma ser indicada para a limpeza de superfícies mais delicadas, como as próprias panelas de aço inox, móveis, balcões de mármore, cristais, entre outros.

Para utilizar o lado amarelo da esponja, é preciso um pouco de paciência, sobretudo se o item a ser limpo estiver com bastante gordura. No entanto, é essa paciência que será o diferencial entre um objeto conservado e outro cheio de arranhões.

No cotidiano, para manter a esponja livre de micro-organismos, você pode higienizá-la da mesma maneira, bem como assegurar-se de remover o excesso de sabão líquido da esponja e deixá-la secar em um local com circulação de ar.

A esponja é reutilizável?

É comum as pessoas reutilizarem as esponjas da pia para limpar outros locais da casa, como o banheiro ou a área de serviço.

Não há nenhum problema em relação a isso, mas você deve higienizar a esponja antes de levá-la para esses locais. De preferência, ferva-a por cinco minutos em água fervente.

Por serem feitas de material sintético, as esponjas domésticas não costumam ser recicladas. Por isso, algumas pessoas preferem as esponjas naturais, conhecidas como buchas vegetais, que são opções mais sustentáveis para substituir o plástico das esponjas domésticas mais usadas.

Foto: Original Eco | Reprodução

você pode gostar também
Deixe um comentário