Dinâmicas para maternal 2
Aprenda como realizar atividades simples, didáticas e que contribuem para o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária.
O Maternal 2 é formado por crianças de três e quatro anos. Nessa fase, é muito importante que o professor estimule seus alunos à criatividade, trabalho em equipe e evolução pessoal. Isso deve ser ministrado da forma mais afetiva possível, pois os pequenos precisam se sentir seguro no ambiente.
Algumas sugestões para que o desenvolvimento das crianças são: Trabalhar a música, com cantigas de roda e danças, recitar histórias infantis e curtas, além de desenvolver a fala, conversando diretamente com os pequenos.
As dinâmicas também são muito importantes para que as crianças ganhem um amadurecimento lúdico, aprendam a trabalhar em equipe e ainda desenvolvam a coordenação motora.
Confira agora algumas dinâmicas para o Maternal 2:
Dinâmicas para o Maternal 2: Passa a bola
Material utilizado:
Bola pequena.
Número de crianças:
Livre. Estipulado pelo educador.
Como funciona:
Nessa brincadeira, o educador vai pedir às crianças que se sentem no chão, em círculo com as pernas abertas. Dessa forma, vai criar um espaço fechado.
Sendo assim, o professor pede à elas que comecem a cantar “passa, passa essa bola. Passa, passa sem demora”, enquanto jogam a bolinha de um lado para outro.
Essa dinâmica trabalha aspectos como coordenação, as concepções de espaço. Além disso, também estimula a socialização entre as crianças.
Dinâmica para o maternal 2: Pote da Calma
Material Utilizado
Água quente, óleo de cozinha, purpurina, garrafa com tampa, corante de alimentos.
Número de crianças
Livre. Estipulado pelo educador.
Como funciona
Primeiro, é necessário pegar a água quente e colocar dentro do pote. Não encha muito, têm que ter uma sobra para que o líquido possa ser chacoalhado.
Sendo assim, em seguida, pegue a cola quente e dissolva na água. Depois adicione o óleo e a purpurina, feche o recipiente e peça para que as crianças chacoalhe.
Com o movimento da água colorida, as crianças trabalham a atenção e a concentração. Além disso, elas também ficam mais tranquilas.
Dinâmicas para o maternal 2: Qual é o animal?
Material utilizado:
Saco, imagens imprimidas de animais diversos e celular.
Número de crianças:
Livre. Estipulado pelo educador.
Como funciona:
Depois de já ter colocado as imagens dos animais imprimidos dentro do saco, o responsável vai posicionar as crianças de modo que uma possa ver a outra.
Logo depois, vai pedir que uma retire um imagem de dentro do recipiente. Em seguida, quando a criança olhar a imagem, o educador vai perguntar se ela sabe que bichinho é aquele e qual é o som que ele reproduz.
Assim que a criança responder, o professor fala se ela acertou ou não e reproduz o som no celular. Dessa forma elas terão ainda mais familiaridade.
Dinâmicas para o maternal 2: Quem é?
Material utilizado:
Uma venda para os olhos.
Número de crianças:
Livre. Estipulado pelo educador.
Como funciona:
As crianças tem que ser colocadas em círculo. Depois o educador elege uma para ir ao meio e ficar vendada. Em seguida, alguém imita um som de “toc-toc” como se tivesse batendo na porta.
Nesse momento, quem tiver com os olhos vendados pegunta quem é. Então, o coleguinha, escolhido pelo professor responde apenas “sou eu”. Dessa forma, a criança de olhos fechados tem que adivinhar quem respondeu.
Dinâmicas para o maternal 2: O monstro
Material utilizado:
Nenhuma material. No entanto precisa ser feita ao ar livre.
Número de crianças:
Não há um número exato, mas por ser uma atividade feita ao ar livre é importante que o responsável possa ter controle sobre todas.
Como funciona:
Primeiro o educador vai pedir às crianças que forme um círculo. Em seguida, seleciona uma para ser o monstro. Quem for selecionado tem que começar a fazer a imitação e ir para cima de algum coleguinha.
A “vítima”, por sua vez, tem que gritar o nome de outro amiguinho antes que o monstro consiga chegar. Dessa forma, quem está atacando, tem que ir atrás do nome mencionado.
Caso a criança demore muito para falar outro nome e o monstra consiga atacá-la, ela se torna o monstro. Essa dinâmica estimula o raciocínio e também a atenção. Além disso, auxilia nas relações sociais.
Veja também: