Dinâmicas para maternal 2

Aprenda como realizar atividades simples, didáticas e que contribuem para o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária.

O Maternal 2 é formado por crianças de três e quatro anos. Nessa fase, é muito importante que o professor estimule seus alunos à criatividade, trabalho em equipe e evolução pessoal. Isso deve ser ministrado da forma mais afetiva possível, pois os pequenos precisam se sentir seguro no ambiente.

Algumas sugestões para que o desenvolvimento das crianças são: Trabalhar a música, com cantigas de roda e danças, recitar histórias infantis e curtas, além de desenvolver a fala, conversando diretamente com os pequenos.

As dinâmicas também são muito importantes para que as crianças ganhem um amadurecimento lúdico, aprendam a trabalhar em equipe e ainda desenvolvam a coordenação motora.

Confira agora algumas dinâmicas para o Maternal 2:

Dinâmicas para o Maternal 2: Passa a bola

Material utilizado:

Bola pequena.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona:

Nessa brincadeira, o educador vai pedir às crianças que se sentem no chão, em círculo  com as pernas abertas. Dessa forma, vai criar um espaço fechado.

Sendo assim, o professor pede à elas que comecem a cantar “passa, passa essa bola. Passa, passa sem demora”, enquanto jogam a bolinha de um lado para outro.

Essa dinâmica  trabalha aspectos como coordenação, as concepções de espaço. Além disso, também estimula a socialização entre as crianças.

Dinâmica para o maternal 2: Pote da Calma

Material Utilizado

Água quente, óleo de cozinha, purpurina, garrafa com tampa, corante de alimentos.

Número de crianças

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona

Primeiro, é necessário pegar a água quente e colocar dentro do pote. Não encha muito, têm que ter uma sobra para que o líquido possa ser chacoalhado.

Sendo assim, em seguida, pegue a cola quente e dissolva na água. Depois adicione o óleo e a purpurina, feche o recipiente e peça para que as crianças chacoalhe.

Com o movimento da água colorida, as crianças trabalham a atenção e a concentração. Além disso,  elas também ficam mais tranquilas.

Dinâmicas para o maternal 2: Qual é o animal?

Material utilizado:

Saco, imagens imprimidas de animais diversos e celular.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo educador.

Como funciona:

Depois de já ter colocado as imagens dos animais imprimidos dentro do saco, o responsável vai posicionar as crianças de modo que uma possa ver a outra.

Logo depois, vai pedir que uma retire um imagem de dentro do recipiente. Em seguida, quando a criança olhar a imagem, o educador vai perguntar se ela sabe que bichinho é aquele e qual é o som que ele reproduz.

Assim que a criança responder, o professor fala se ela acertou ou não e reproduz o som no celular. Dessa forma elas terão ainda mais familiaridade.

Dinâmicas para o maternal 2: Quem é?

Material utilizado:

Uma venda para os olhos.

Número de crianças:

Livre. Estipulado pelo  educador.

Como funciona:

As crianças tem que ser colocadas em círculo. Depois o educador elege uma para ir ao meio e ficar vendada. Em seguida, alguém imita um som de “toc-toc” como se tivesse batendo na porta.

Nesse momento, quem tiver com os olhos vendados pegunta quem é. Então, o coleguinha, escolhido pelo professor responde apenas “sou eu”. Dessa forma, a criança de olhos fechados tem que adivinhar quem respondeu.

Dinâmicas para o maternal 2: O monstro

Material utilizado:

Nenhuma material. No entanto precisa ser feita ao ar livre.

Número de crianças:

Não há um número exato, mas por ser uma atividade feita ao ar livre é importante que o responsável possa ter controle sobre todas.

Como funciona:

Primeiro o educador vai pedir às crianças que forme um círculo. Em seguida, seleciona uma para ser o monstro. Quem for selecionado tem que começar a fazer a imitação e ir para cima de algum coleguinha.

A “vítima”, por sua vez, tem que gritar o nome de outro amiguinho antes que o monstro consiga chegar. Dessa forma, quem está atacando, tem que ir atrás do nome mencionado.

Caso a criança demore muito para falar outro nome e o monstra consiga atacá-la, ela se torna o monstro. Essa dinâmica estimula o raciocínio e também a atenção. Além disso, auxilia nas relações sociais.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário