Estudando de casa? USP, Unicamp e Unesp liberam acesso gratuito a bibliotecas virtuais
Acesso gratuito a livros e artigos acadêmicos e de literatura já está disponível para toda sociedade.
Já pensou o quanto ter acesso gratuito e virtual a uma biblioteca poderia fazer diferença em seus estudos? A boa notícia é que pelo menos três das melhores universidades do país disponibilizam seus acervos virtuais para a comunidade. Com apenas um clique, estudantes de todo o país podem consultar materiais presentes nas bibliotecas da USP, Unesp e da Unicamp.
Além de livros voltados para o universo acadêmico, a iniciativa atende a qualquer cidadão, uma vez que esses acervos são repletos de obras literárias, que podem ser acessadas de qualquer parte do país por meio das bibliotecas virtuais.
Bibliotecas físicas e virtuais
De qualquer computador, tablet ou mesmo celular com acesso à internet, é possível ter acesso ao acervo dessas instituições. Conheça um pouco sobre cada uma dessas bibliotecas.
1- USP
A Universidade de São Paulo (USP) dá acesso gratuito a um acervo composto por diversas áreas de conhecimento. Assim, é possível encontrar obras completas que exploram temáticas de saúde, engenharia, turismo e educação, por exemplo.
No total, são 67 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa dos diversos campi. Todas elas, somadas ao Departamento Técnico da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, órgão da reitoria, compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
Vale lembrar que as bibliotecas físicas também estão desertas à comunidade em geral; no entanto, não há empréstimo de livros. E é por isso que a versão digital cumpre um papel fundamental ao disponibilizar de forma ampla e gratuita o seu acervo.
Ao todo, a USP conta com 2.434.137 livros em suas unidades físicas e 544.139 virtualmente.
2- Unicamp
Já na Unicamp, o Sistema de Bibliotecas (SBU) engloba 30 bibliotecas, sendo uma central, uma de obras raras e coleções especiais e 28 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.
Por lá, há um vasto acervo das mais diversas áreas do conhecimento.
Quando se trata do acervo bibliográfico impresso de livros, teses e dissertações, a Unicamp disponibiliza uma coleção que totaliza 1.096.758 materiais. Já no que diz respeito a títulos de periódicos impressos, há 19.504 títulos com centenas de milhares de fascículos; além disso, existe uma rica coleção de materiais especiais, somando 312.154 unidades.
As bibliotecas são abertas à comunidade, mas o empréstimo está sujeito a algumas restrições: no caso da comunidade externa à universidade, o serviço está disponível apenas na Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM). Por lá, o acervo contempla, por exemplo, literatura, conhecimentos gerais e entretenimento.
Já a Biblioteca Digital da Unicamp engloba diversas coleções digitais, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e científicos. Na mesma linha, há o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, que oferecem acesso a artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica da universidade.
3- Unesp
Quando se trata da Unesp, há um total de 34 bibliotecas em seus campi e ainda um acervo digital, na Biblioteca Digital da Unesp. Assim, é possível consultar documentos de diversas naturezas, além de livros e periódicos, dando à comunidade acesso ao conhecimento.