Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai, o maior conflito armado já ocorrido na América do Sul!

0

Já sabemos que a Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado já ocorrido na América do Sul. Os países que se envolveram no enfrentamento foram a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

A Guerra do Paraguai teve seu início em 1864 e durou até 1870. Vamos medir nossos conhecimentos sobre esse evento que envolveu diretamente o Brasil?

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

1- Qual é o outro nome utilizado para se referir a Guerra do Paraguai?

a) Guerra da Dupla Aliança

b) Guerra da Tríplice Aliança

c) Guerra das Três Alianças

d) Guerra das Alianças Triplas

2- A guerra ocorreu porque os países envolvidos ansiavam a anexação dos territórios dos países participantes do conflito, assim como o controle da ______________________________

a) Bacia do Prata

b) Bacia do Cobre

c) Bacia dos Metais

d) Bacia do Ouro

3- Cite e caracterize ao menos duas causas da Guerra do Paraguai.

5 LINHAS

4- Como ocorreu a Guerra do Paraguai?

4 LINHAS

5- Complete: “… Tempos depois, soldados paraguaios cruzam o território argentino, sem a autorização dos mesmos, e conquistam o Rio Grande do Sul. Posteriormente, o território foi retomado na _______________________________________”

a) Batalha do Figueiredo

b) Batalha da Reconquista

c) Batalha do Riachuelo

d) Batalha da Recuperação

6- Complete a questão: “O Paraguai perdeu parte do seu território para ____________________________________”

a) A Inglaterra e Brasil

b) O Brasil e Colômbia

c) A Argentina e Colômbia

d) O Brasil e Argentina

7- Como ficou a situação do Brasil após a guerra?

4 LINHAS

8- Cite as consequências do conflito para o Paraguai.

4 LINHAS

9- Qual foi a participação da Inglaterra na Guerra do Paraguai?

3 LINHAS

10- Após a Guerra, a paz só foi estabelecida durante a:

a) Conferência do Rio de Janeiro

b) Conferência de Buenos Aires

c) Conferência de Montevidéu

d) Conferência de Assunção

Gabarito

1- B

2- A

3-Expansão paraguaia: A Guerra do Paraguai ocorreu devido ao anseio do então ditador do país Solano López em aumentar o território do Paraguai, anexando regiões da Argentina e Brasil para poder ter uma saída para o mar.

Navegação na Bacia do Prata: O Brasil solicitava a livre navegação nos rios que dividiam o país, porque era a única forma de se ter acesso a cidade de Cuiabá.

4- Tanto o Brasil quanto o Paraguai disputavam pela terra que atualmente compreende o estado do Mato Grosso do Sul. Com receio de que o Brasil atacasse o território correspondente ao Paraguai, os paraguaios determinam as prisões de embarcações brasileiras que percorriam pelos rios do país rumo a Mato Grosso.

Além disso, soldados paraguaios cruzam o território argentino, sem a autorização dos mesmos, e conquistam o Rio Grande do Sul.

5- C

6- D

7-O conflito matou milhares de brasileiros, prejudicou os cofres públicos, tiveram que tomar empréstimo para conseguir controlar a economia do país, conseguiu a liberdade de navegação.

8- A guerra dizimou a população masculina paraguaia, as indústrias do Paraguai foram destruídas, as terras ficaram sem cultivo, por isso a população viveu basicamente da agricultura de subsistência, o país perdeu parte do seu território para o Brasil e Argentina.

9- A Inglaterra não teve participação direta no conflito, mas foi o único país a lucrar com ele. Aumentou seus mercados na América e emprestou dinheiro para o Brasil e Paraguai reconstruíram sua economia e seu país.

10- B

Clique aqui para baixar essa atividade em PDF!

você pode gostar também