Não ignore! Coceira inexplicável e mudanças nas fezes podem ser sintomas desse tipo de câncer
Tipo de câncer é grave e muitas vezes traz sintomas silenciosos e vagos, que podem facilmente ser confundidos com outras coisas.
Um câncer com sintomas silenciosos que podem passar totalmente despercebidos. Estamos falando do câncer de pâncreas, uma doença grave e repleta de sintomas vagos, como é o caso da coceira. Justamente por ter essa característica inespecífica dos sintomas, chegar ao diagnóstico no início da doença também não é nada fácil.
Portanto, é importante ter ciência dos sintomas e sinais mais comuns e então procurar atendimento médico, caso haja preocupações.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam o adenocarcinoma (que se origina no tecido glandular) como o tipo de câncer de pâncreas mais comum, chegando a 90% dos casos diagnosticados.
Na maioria dos casos, ele afeta o lado direito do órgão, conhecido como cabeça. As outras partes do pâncreas são o corpo, que é a parte central do órgão, e a cauda, o lado esquerdo.
Sintomas
Conheça os principais sintomas de câncer de pâncreas:
Dor abdominal: localizada especialmente na região superior do abdômen, podendo irradiar para as costas;
Perda de peso: perder peso de forma não intencional também pode ser um sintoma, pois a doença provoca diminuição do apetite e dificuldade em comer.
Alteração nas fezes: Fezes mais volumosas, pálidas, gordurosas e com cheiro ruim ocorrem porque o tumor no pâncreas interfere na produção das enzimas digestivas.
Icterícia: a condição que causa pele e olhos amarelados devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue também está relacionada ao câncer de pâncreas. Isso acontece porque o tumor pode obstruir o ducto biliar, interferindo no fluxo da bile.
Náuseas e vômitos: esses sintomas aumentam conforme o crescimento do tumor, que afeta a função digestiva.
Diabetes: pessoas com câncer de pâncreas podem desenvolver diabetes sem causa aparente.
Fadiga: A fadiga persistente é sintoma do câncer silencioso, pois há um esforço do corpo em combater a doença.
Coceira: mesmo sendo menos comum, a coceira na pele também é um sintoma. Ela surge devido a uma substância que o tumor libera, a histamina, que pode causar irritações na pele.
Causas
São diversos os fatores que podem gerar câncer de pâncreas. Dentre eles, está o tabagismo, devido aos produtos químicos tóxicos presentes no cigarro.
Eles podem danificar as células pancreáticas, causando a doença. Outros fatores, como obesidade, histórico familiar e condições como pancreatite crônica, também podem desencadear a doença.
Por fim, a exposição a certos produtos químicos no ambiente de trabalho ou em contextos industriais pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em algumas pessoas.