Participantes do Enem digital com covid-19 podem solicitar reaplicação

Prazo para pedir reaplicação vai até sábado, 6, na Página do Participante.

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital que estão com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa e já estão com laudo médico podem solicitar a reaplicação do exame. O prazo vai até sábado, 6, e se estende até mesmo para quem já havia feito a prova do primeiro dia de aplicação, que aconteceu no último domingo, 31.

A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante. A reaplicação do Enem vai acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro na versão impressa para todos os candidatos, independentemente de estarem inscritos ou não nessa modalidade.

De acordo com os últimos balanços divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 24 de janeiro, 18.210 candidatos do Enem impresso solicitaram a replicação por conta de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.176. Considerando o Enem Digital, 174 participantes haviam pedido para participar da nova leva das provas. Desses, 118 foram aceitos.

Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação candidatos com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o Inep, para análise de reaplicação, o candidato deve inserir, obrigatoriamente, um documento legível que comprove a doença. Na documentação, devem constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Candidatos que tiverem algum sintoma até o momento da prova não devem comparecer aos locais de aplicação. O sistema vai ser aberto novamente no dia 8 de fevereiro, quando os participantes que tiveram sintomas neste final de semana ou que obtiveram comprovantes médicos após o dia 6 vão poder pedir para participar da reaplicação. O prazo para enviar os pedidos até o dia 12.

Além dos participantes com doenças infectocontagiosas, poderão solicitar reaplicação dos exames os candidatos que foram prejudicados por questões de logística ou de infraestrutura, como falta de luz e falhas no dispositivo.

Você também pode se interessar por: Saiba quanto você precisa tirar no Enem para entrar no curso desejado

você pode gostar também
Deixe um comentário