Por que tantas palavras com som de “Z” se escrevem com “X”?

Entenda por qual razão algumas palavras escritas com a letra "x" passam a ter som de "z", demonstrando mais uma rica peculiaridade da nossa língua.

A Língua Portuguesa, com sua rica história e constante evolução, é cheia de peculiaridades ortográficas que confundem até os escritores que se consideram mais experientes e por dentro das regras do nosso idioma. Uma delas é a utilização da letra “X” para representar o som de “Z” em diversas palavras. Mas por que isso acontece?

Essa diferença entre o som e a grafia das palavras ocorre por conta das influências históricas e etimológicas na evolução da língua. Muitas dessas palavras têm origem em outras línguas ou em formas arcaicas do português, onde a letra “X” era utilizada para representar o som de “Z” em determinados contextos.

Ao longo do tempo, mesmo que a pronúncia tenha evoluído, a ortografia original foi mantida por tradição e convenção ortográfica. Assim, embora essas palavras sejam pronunciadas com o som de “Z”, elas são escritas com “X” segundo as regras estabelecidas pela língua portuguesa.

Alguns exemplos de palavras que causam muita confusão são: “exagero”, “exercitar”, “exilado”, “exemplo”, “êxito”, “exibir”, “exame”, “exigir”, “exonerar”, “exótico” e “exuberância”. Se você as ler em voz alta, vai perceber o motivo que confunde tanta gente!

Mas vale reforçar que a grafia com “X” nesses casos não é coincidência, mas sim o resultado de regras ortográficas e da própria evolução da língua. No latim, língua dos romanos e base do português, a letra “X” representava um som aspirado semelhante ao “rr”. Com o tempo, essa pronúncia se perdeu no português, mas a letra “X” permaneceu em algumas palavras.

Mudanças fonéticas

Ao longo dos séculos, a Língua Portuguesa sofreu diversas mudanças fonéticas, mas a grafia foi mantida, preservando a memória da origem latina dessas palavras.

Aprender sobre essas particularidades nos ajuda a compreender melhor a nossa língua e a usá-la de forma correta e precisa, melhorando a comunicação e garantindo uma boa escrita, principalmente em contextos como provas de concurso, Enem e no ambiente de trabalho.

você pode gostar também
Deixe um comentário