Saiba quais programas utilizam as notas do Enem
Nota do exame pode ser utilizada em programas federais e processos seletivos próprios de universidades do Brasil e exterior.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizado para acessar o ensino superior através de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem 2020 serão divulgadas no dia 29 de março.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas do ensino superior. Para concorrer, os candidatos não podem ter zerado a redação. Geralmente, o sistema tem duas edições anuais. Neste ano, a primeira vai acontecer em julho, mas as datas oficiais ainda não foram divulgadas.
O ProUni, por sua vez, seleciona estudantes para bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser integrais, cobrindo 100% da mensalidade, ou parciais, de 50%. O estudante que deseja concorrer às bolsas integrais deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa. O candidato que deseja concorrer precisa ter obtido, ao menos, 450 pontos na média das notas das provas e não pode ter zerado a redação.
A primeira edição do ProUni deste ano utilizou as notas do Enem 2019. Ainda não foram divulgadas informações sobre a próxima oportunidade.
A nota também pode ser utilizada para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece condições mais atrativas que as disponíveis no mercado. Além disso, algumas universidades do Brasil e do exterior também usam a nota do exame para processos seletivos próprios.
Leia também: Conheça o sistema de correção do Enem e como usá-lo a seu favor