Sons de animais para a educação infantil

Saiba como os animais se comunicam e entenda como isso pode ser benéfico para a educação das crianças

0

A comunicação não é algo que não acontece apenas por meio de palavras. Ao contrário, as vezes, apenas um ruído já pode ser uma forma de se comunicar.

Portanto, não é apenas o ser humano que consegue manter uma comunicação. Os outros animais também têm essa possibilidade, que funcionam entre eles e também pode ser muito útil às pessoas.

Por exemplo, você já parou para observar que as crianças tentam imitar aquilo que os animais emitem? O “muuh” da vaca, o “auau” dos cachorros…

Dessa forma,  os sons de animais para a educação infantil também são importantes e por isso é bom entender como cada grupo animal se comunica.

Além disso, é interessante também saber a definição de cada forma comunicacional entre os animais. Se o ser humano fala, o cachorro late, o cavalo relincha, a galinha cacareja e o papagaio parla.

Esse são alguns poucos exemplos dentre uma série deles. O importante é ter a noção que cada forma de se comunicar carrega uma nomenclatura diferente.

Os diferentes motivos que fazem os animais emitirem som

Os animais emitem som por causa distintas: reprodução, delimitação de território ou apenas para entrar em contato com o resto do grupo.

Um grupo que se destaca por se comunicar para achar o parceiro e se reproduzir são os anfíbios. Principalmente as pererecas, que coaxam. Os pássaros também se utilizam desse meio, e consequentemente  emitem sons muito agradáveis aos ouvidos humanos.

Além de se comunicarem para o acasalamento, os animais, muitas vezes, emitem sons para demarcar território. Um dos maiores exemplos disso é o leão, que possui um rugido que amedronta os invasores.

Outra função da comunicação entre os animais é fazer com que o grupo permaneça junto. Dessa forma, ao soltar algum som específico, eles conseguem fazer com que algum animal que esteja perdido reencontre o bando.

Os sons de animais para a educação infantil

Após entender os principais motivos que fazem os animais emitirem sons, é importante entender como essa comunicação pode colaborar para a educação infantil.

O fato é que a maioria da crianças não têm a oportunidade de ter um contato direto com animais, no entanto, essa aproximação pode se feita de outras formas.

Sendo assim, vídeos educativos voltados para esse público sempre procuram um jeito de relacionar imagem de animais com os sons que eles realizam.

Isso faz com que a criança desenvolva aspectos cognitivos como memorização, um desenvolver do pensamento e um maior progresso na linguagem, por exemplo.

você pode gostar também
Deixe um comentário