O que é TED
Transferências bancárias são operações comuns, mas que precisam ser feitas com mais atenção quando envolvem dois bancos diferentes.
A transferência de dinheiro é algo muito comum, frequentemente, feita com notas de dinheiro para pagar compras, por exemplo. No entanto, nem sempre é possível fazer isso presencialmente, sendo necessário transferir pelo banco.
Essa é uma operação muito fácil quando feita entre duas contas do mesmo banco. Quando se tratam de duas instituições financeiras diferentes, já se torna um pouco mais complicado e é preciso recorrer a modalidades específicas de transferência, como a TED.
O que é TED
Para fazer TED é bem simples: a pessoa só precisa dos dados bancários, código do banco, nome completo e CPF de quem vai receber o dinheiro.
É possível fazer essa operação na agência bancária, nos caixas eletrônicos e pela internet. Cada banco cobra uma taxa diferente, mas ela é sempre mais alta quando a TED é feita na agência.
Diferença entre TED e DOC
O Documento de Ordem de Crédito (DOC) é semelhante à TED, existem apenas algumas pequenas diferenças. O DOC é a transferência em que o dinheiro chega na outra conta apenas no dia útil seguinte. Quando o pedido de transferência é feito após 21h59, o dinheiro pode cair na outra conta até dois dias úteis depois.
Nesse sentido, a TED é mais rápida, já que a transferência é feita no mesmo dia, caso o pedido tenha sido feito até às 17h. Depois desse horário, o valor vai cair na outra conta no próximo dia útil.
Outra vantagem da TED é que não existe limites de valores, enquanto o DOC tem o limite de R$ 4.999,00 por transferência.
Por esse lado, o DOC parece bem menos vantajoso, mas esse tipo de transferência possui um diferencial de segurança: é possível cancelar a transferência na agência. Isso pode ser necessário caso tenha acontecido um erro de digitação, por exemplo. Já a TED não permite o cancelamento da transferência, então, em caso de erros, o dinheiro pode ir para a conta errada.
Veja mais: